21/04/2025 às 18h31
204
Redacao
Vila Velha / ES
O Espírito Santo registrou 86 pessoas superinteligentes no último levantamento publicado pela Mensa, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. Ao todo, o Brasil registrou cinco mil “superinteligentes”, incluindo quase duas mil crianças e adolescentes.
De acordo com o mapeamento da Mensa Brasil, os Millennials lideram o ranking de superinteligentes no país. São 1.585 brasileiros nascidos entre 1981 e 1996 identificados com altas habilidades. Em segundo lugar está a Geração Alpha, com 1.468 pessoas nascidas a partir de 2013. Logo após, vem a Geração X, com 889 indivíduos nascidos entre 1965 e 1980.
Na sequência, aparece a Geração Y, com 798 registros de nascidos entre 1977 e 2012. Já os Baby Boomers somam 98 superinteligentes no Brasil. Por fim, a Geração Silenciosa, nascida até 1945, conta com apenas 5 identificados no país.
Esse total posiciona o Brasil como o sexto no ranking global da Mensa Internacional, empatado com o Japão. Os Estados Unidos lideram com 43 mil membros. Depois, vêm as Ilhas Britânicas, com 17 mil, e a Alemanha, com 16 mil registros. Em seguida, aparecem a Suécia, com 7,2 mil, e a República Tcheca, com 6 mil superinteligentes oficialmente cadastrados.
O levantamento diz que 78% dos participantes são homens e as profissões técnicas e de gestão são os que predominam na classificação geral. Entre elas estão engenheiros, empresários, analistas de sistemas e advogados.
Dificuldades
Apesar dos avanços, o mapeamento deixou claro que o país ainda não possui programas concretos de identificação dos superinteligentes. Além disso, falta atendimento adequado na educação especial, conforme determina a Constituição Federal brasileira.
Segundo o Censo Escolar 2024, divulgado neste mês pelo INEP, o Brasil registrou 44 mil superinteligentes matriculados. No entanto, esse número está muito abaixo do estimado por especialistas e organizações do setor.
O presidente da Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, diz que ainda há um desafio para conhecer esses superinteligentes, mas que é possível que 5% da população esteja nesse grupo.
“O trabalho de organizações como a nossa ajuda a identificar os superinteligentes no País, na tentativa de evidenciar nosso público e contribuir na construção de políticas públicas”, aponta.
Mensa
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil representa a Mensa Internacional no País. É a maior e mais antiga organização voltada ao alto quociente de inteligência (QI) no mundo. O grupo reúne pessoas com altas capacidades intelectuais.
Para ingressar, o único critério é ter QI superior a 98% da população. Isso deve ser comprovado por um teste de inteligência. Além disso, mobiliza ações com base em três objetivos: busca identificar e promover a inteligência humana em benefício da sociedade, estimula estudos sobre as características e aplicações da inteligência e cria um ambiente social e intelectual estimulante para os membros.
FONTE: ES 360
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana