23/01/2025 às 21h28
120
Redacao
Vila Velha / ES
Prestes a ser reconduzido como presidente da Assembleia Legislativa no biênio que se avizinha, o deputado estadual Marcelo Santos (União Brasil) vem acumulando triunfos que se associam à paciência, ainda que nos bastidores ele seja caracterizado como completamente inquieto e acelerado.
Para a eleição da Mesa Diretora de 2023, foi necessário criar arranjos e contar com o beneplácito do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para virar o jogo sobre um Vandinho Leite (PSDB) visto até então como favorito. Àquela ocasião, o parlamentar de Cariacica conseguiu até mesmo superar rusga com o então colega e hoje prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (Progressistas).
Para essa nova fase foi necessário lidar com o filho da águia da Capital Secreta do Mundo, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), virtual candidato do grupo de Casagrande para o Palácio Anchieta. O emedebista tinha predileção por Vandinho, já que este demonstrava mais afeições a ele, enquanto Marcelo, por exemplo, apoiou a candidatura de Lorenzo Pazolini (Republicanos) à reeleição em Vitória. E Pazolini é cotadíssimo para a disputa ao governo no ano que vem.
A desconfiança ganhava um quê a mais pelo fato de o presidente da Assembleia ter feito movimentações para comandar o União Brasil, liderado por Felipe Rigoni, no Espírito Santo. Havia a sensação de que a tomada da legenda pelo parlamentar de Cariacica indicaria guinada para outros grupos, de Pazolini ao ex-governador Paulo Hartung, que está prestes a se filiar ao PSD.
Direto ao ponto, Marcelo publicou, nesta quinta-feira (23), uma foto de 2014, quando apoiou a fracassada campanha de Casagrande para reeleição. Num recado velado que passa a mensagem de que “está ao lado de alguém nas horas difíceis”, o deputado reiterou que tem “palavra”, como escrito pelo próprio.
Foi a partir da bagagem acumulada por ele – que também tem episódios insólitos, como o caso do carro alvejado na campanha de 2016 -, da palavra e das amarras conquistadas que Marcelo conquistou vitórias de paciência. Isso envolve reiterar a fidelidade a Casagrande e, em consequência, a Ricardo; manter a Assembleia de modo equilibrado, visando os objetivos dele, para deputado federal (ou outro cargo que possa aparecer), e do governador; e a cereja do bolo: colocar um aliadíssimo em comum dele e do socialista para ficar à frente do União Brasil: o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, atualmente no MDB. Isso é fundamental, especialmente pensando na chapa proporcional para a Câmara dos Deputados, havendo, digamos assim, ambiente muito mais amistoso.
Já com metas ousadas para 2026, o decano da Assembleia deverá manter a paciência para não colocar os pés pelas mãos. Exemplos recentes não faltam, especialmente relacionado com a Casa de Leis. O parlamentar pode não ter ficado com o partido, mas sai do processo com muito mais motivos para sorrir do que para chorar.
Unha e carne
Ricardo Ferraço (MDB) segue participando, de modo unha e carne, das agendas com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), como nesta quinta-feira (23), quando receberam o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), no Palácio Anchieta.
O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) retirou projeto de lei de sua autoria. A matéria visava nomear o Hospital Estadual Geral de Cariacica com a alcunha Augusto Casagrande.
O ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Victor Coelho (PSB) tem endereçado bordoadas ao atual vice-prefeito da Capital Secreta do Mundo, Júnior Corrêa (Novo). Uma delas está relacionada à proposta para aumentar número de secretarias e também abrigar o ex-vereador.
Arnaldinho Borgo (Podemos) iniciou a manhã com corrida para mostra a nova ponte da Madalena. Incentivo aos esportes, bem como promover a obra da gestão dele.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), mostrou sua veia boleira para anunciar jogo de futebol de areia na arena montada na Praia de Camburi. Ele marcou um gol de letra, mas com as balizas sem goleiro, né.
O coordenador da bancada federal capixaba e presidente estadual do Progressistas, deputado federal Da Vitória, vem aproveitando os últimos dias para fazer visitas a municípios capixabas. Esteve em São Mateus, onde dialogou com o prefeito Marcus da Cozivip (Podemos), e em Linhares, onde conversou com Lucas Scaramussa (Podemos), chefe do Executivo municipal linharense (na foto).
Já o colega de partido e de Câmara dos Deputados de Da Vitória, Evair de Melo (Progressistas), promoveu nova visita à Prefeitura da Capital, prestigiando justamente o novo secretário de Governo, Erick Musso (Republicanos).
Diversos políticos do Estado aproveitaram para parabenizar a atriz Fernanda Torres pela indicação ao Oscar de Melhor Atriz. O filme “Ainda Estou Aqui” acumulou outras indicações para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.
Quem diria! Tem gente do Espírito Santo, até ligada ao PL, atacando o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), por suposta “infidelidade” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
FONTE: ES HOJE
Há 4 dias
Tradição e saborHá 4 dias
Pesquisa do Procon de Cariacica aponta variação de até 100% nos preços dos ingredientes da torta capixabaHá 4 dias
Prazo para pedido de revisão do IPTU 2025 de Vila Velha vai até 10 de maioHá 4 dias
Prefeito nas ComunidadesHá 4 dias
Assinada ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação em Jardim Botânico