05/01/2025 às 15h31
302
Redacao
Vila Velha / ES
O Espírito Santo se destacou no cenário nacional ao ter 87,2% dos municípios com Política Municipal de Saneamento Básico, superando a média brasileira de 55,87%, segundo o estudo "Suplemento de Saneamento Básico 2023" divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Apesar dos avanços, 10 municípios capixabas ainda não possuem essa política, incluindo Barra de São Francisco, Dores do Rio Preto, Montanha, Pinheiros e Vila Valério.
A pesquisa, que integra a 20ª edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC, realizada pelo IBGE, mapeia a gestão de serviços como limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais e abastecimento de água. No Espírito Santo, os itens drenagem e manejo de águas pluviais apresentam a menor adesão entre os municípios.
A maior parte dos planos municipais no estado (61,84%) foi elaborada por legislação específica. Além disso, 56 municípios capixabas já possuem Política Municipal de Resíduos Sólidos, representando 71,8%. Entre as ações, destaca-se a coleta de resíduos de saúde, presente em 66% dos municípios, embora ainda haja localidades que não oferecem o serviço.
“A implementação de políticas públicas de saneamento é essencial para a qualidade de vida e saúde da população. Estamos prontos para apoiar os municípios que ainda precisam estruturar suas políticas”, afirmou Antonio Ricardo Freislebem da Rocha, diretor setorial do IJSN.
O estudo completo pode ser acessado no site do IJSN.
FONTE: Folha Vitória
Há 4 dias
O triunfo da vontade: O esporte reacende a chama de Vila Velha, começando pela grande Terra VermelhaHá 3 dias
Prefeitura de Viana entrega van adaptada para a APAE e garante mais conforto e segurança no transporte dos alunosHá 3 dias
Operação Cidade Limpa remove veículos abandonados em trecho da Avenida Kleber AndradeHá 3 dias
Abraçado por bolsonaristas, projeto de Contarato é criticado pelo MPFHá 3 dias
Vereadores de Afonso Cláudio querem auxílio-alimentação de R$ 1,2 mil