27/11/2024 às 18h15
255
Redacao
Vila Velha / ES
A 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal de Vitória concedeu liminar garantindo o direito de candidatos portadores do vírus HIV participarem de todas as etapas do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), regido pelo Edital nº 001 – CFO/2024.
A decisão foi proferida em resposta a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A Promotoria questionou a exigência de exames de sorologia para HIV como critério eliminatório no certame.
Conforme a determinação judicial, os exames médicos previstos no edital podem ser realizados, mas o resultado referente ao HIV não pode ser usado para excluir candidatos.
Com isso, eles poderão avançar para as próximas fases do concurso, independentemente de sua condição de saúde, até que a questão seja definitivamente julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O caso está vinculado ao Tema 1310, em análise no STF, que trata da reforma ex officio de militares soropositivos. Além disso, a Justiça estabeleceu multa diária de R$ 2.000, limitada a R$ 100.000, em caso de descumprimento da decisão.
A medida traz segurança para candidatos soropositivos interessados no concurso, assegurando sua participação sem impedimentos relacionados ao resultado dos exames.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/trabalho/noticia/11/2024/justica-garante-participacao-de-candidatos-com-hiv-em-concurso-da-pm
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana