08/07/2024 às 14h52 - atualizada em 09/07/2024 às 14h52
631
Redacao
Vila Velha / ES
A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) debate na próxima terça-feira (09), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, os principais desafios na produção e na exportação da pimenta-do-reino.
O encontro vai aprofundar a discussão sobre essa especiaria que está entre os principais produtos da agricultura capixaba e contará com a participação de Aureliano Nogueira da Costa, secretário executivo da Brazilian Spice Association (BSA), que representa o setor no país.
A BSA apresentará as dificuldades e as oportunidades para o aumento da produção, da qualidade e da competitividade da pimenta-do-reino no mercado internacional, já que o Espírito Santo é o maior exportador do Brasil.
Para o presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Lucas Scaramussa (Podemos), é fundamental debater ações para fortalecer os produtores capixabas. “Estamos falando de um setor que movimenta cerca de R$ 1 bilhão ao ano e está em quase 12 mil estabelecimentos rurais, principalmente no Norte do estado. Nós estamos prontos para contribuir no que for possível”, afirma o parlamentar.
Maior produtor nacional
Segundo dados do Incaper, o Espírito Santo representa aproximadamente 60% de toda pimenta-do-reino produzida no Brasil. A estimativa é que tenham sido colhidas mais de 78 mil toneladas em 2023, representando 67% de todo o volume do produto exportado pelo país. A receita gerada em 2022 alcançou a marca de R$ 976,9 milhões, correspondendo a 4% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Capixaba (VBPA).
Serviço:
Debate sobre “Produção, Qualidade e Desafios para exportação da pimenta-do-reino”
09 de julho de 2024, terça-feira, às 10 horas
Plenário Dirceu Cardoso, Assembleia Legislativa do Espírito Santo
FONTE: Noticias Capixaba
Há 10 horas
Cariacica realiza cadastramento de famílias da antiga Fazenda Itanhenga nesta sexta-feira (4)Há 16 horas
Restaurante Popular de Vitória já tem data para reabrirHá 16 horas
Acidente na Rodovia do Contorno deixa um morto e três feridosHá 16 horas
Após uma semana de Avenida Inteligente, tempo no trânsito diminui até meia hora na Eldes ScherrerHá 16 horas
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio desmente boatos sobre remoções e garante regularização fundiária na Fazenda Itanhenga