Sexta, 12 de julho de 2024
Cidades

14/06/2024 às 22h02 - atualizada em 29/06/2024 às 16h02

969

Redacao

Vila Velha / ES

Desenvolvimento econômico de Linhares e do Norte capixaba em debate
Frentes parlamentares apontaram potencial da região com a realização de projetos de infraestrutura e apoio estatal
Desenvolvimento econômico de Linhares e do Norte capixaba em debate
Texto: Luan Antunes, com edição de Angèle Murad / Ales

O potencial desenvolvimento econômico de Linhares foi tema de reunião conjunta de três frentes parlamentares da Assembleia Legislativa (Ales) nesta quinta-feira (13), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte. 


O debate foi uma ação conjunta dos deputados Lucas Scamarussa (Podemos), presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico do Norte Capixaba, e Mazinho dos Anjos (PSDB), que comanda a FP de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste e a FF de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria, Turismo e Infraestrutura.


Linharense, Scaramussa chamou a atenção dos presentes para o bom momento não só daquele município, mas de toda a região norte, com grandes projetos de infraestrutura, avanços em diversos setores produtivos e oportunidades de apostas com incentivo e apoio estatal. Com prefeitos e vices presentes, Scaramussa defendeu união de propósitos.


“Desenvolvimento econômico é para além dos indicadores financeiros, indicadores de qualidade de vida, indicadores de retorno à melhoria de vida da população. E a frente parlamentar vai discutir isso em todas as cidades, em fóruns como esse, envolvendo todos os atores”.


Conselhos consultivos



Já o deputado Mazinho dos Anjos explicou que as frentes têm um conselho consultivo com representantes de entidades do setor privado para garantir que o Legislativo capixaba possa ouvir o setor produtivo e impedir aprovação de leis que atrapalham quem realmente “gera emprego e renda”.


“Quem gera emprego e renda são vocês, cidadão, empreendedor. Noventa e três por cento, hoje, dos empresários, são micro e pequenos empresários, que trabalham mais de 15 horas por dia, que não têm férias, que no final do mês não sabem nem se vai ter um pró-labore, que os funcionários são praticamente da família”, opinou.


Apresentações



O público do auditório pôde aprender um pouco sobre as políticas e modelos de isenções e incentivos fiscais – seja federal, estadual ou municipal - com a especialista em Investimentos Maria de Fátima Lubiana.


Já o CEO do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, apresentou dados atualizados do grande projeto de infraestrutura que poderá colocar em funcionamento no litoral capixaba, até 2029, o maior porto privado do País. O terminal de uso privativo de Urussuquara, em São Mateus, é um projeto de condomínio empresarial que deverá contar com uma usina termoelétrica.


Segundo também informou, a proposta visa interligar diversos modais, com destaque para um complexo ferroviário conectando o litoral capixaba ao centro-oeste brasileiro e contemplando portos secos em toda a sua extensão pelo Espírito Santo e por Minas Gerais, principalmente.


Representando o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), o secretário de Estado da Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco, participou da abertura da reunião.

FONTE: Noticias Capixaba

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados