domingo, 23 de junho de 2024
Política

21/05/2024 às 23h21 - atualizada em 22/05/2024 às 10h25

1.046

Redacao

Vila Velha / ES

Proposta do deputado Lucas Scaramussa que reconhece a relevância da festa realizada em Regência para a cultura do estado
O Projeto que foi aprovado exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo
Proposta do deputado Lucas Scaramussa que reconhece a relevância da festa realizada em Regência para a cultura do estado
Imagens: Rômulo Ladaim

Foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (20) o Projeto de Lei nº 719/2023, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que reconhece como de relevante interesse cultural a Festa do Caboclo Bernardo, realizada sempre no mês de junho desde a década de 1930 no distrito de Regência, em Linhares.


A festa é uma homenagem ao feito heroico do pescador Bernardo Brumatti José dos Santos, popularmente conhecido como Caboclo Bernardo, que em 1887 salvou tripulantes do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil, que naufragou em uma praia do povoado.


O deputado Lucas Scaramussa agradeceu a aprovação do projeto, apresentado como forma de valorizar um personagem importante da nossa história e de reconhecer a relevância das tradições da comunidade de Regência. 


“O Caboclo Bernardo é um herói capixaba, um pescador, que sozinho atravessou o mar revolto de Regência para resgatar 128 marinheiros de um naufrágio, sendo depois condecorado pessoalmente pela Princesa Isabel. E essa festa é uma expressão viva da história e da identidade do local”, afirma Scaramussa.


Festa


Projeto aprovado exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo


Na última edição do evento, em 2023, a Festa do Caboclo Bernardo atraiu mais de 10 mil visitantes à Regência, que contou com exposição de artesanatos, oficinas, programação esportiva, apresentação de artistas locais e nacionais, além do tradicional desfile das bandas de congo.


Com a aprovação do projeto de lei, o autor do projeto de lei acredita que a festividade ganhará ainda mais visibilidade, valorizando a economia criativa e o empreendedorismo da região que vive da cultura e do turismo.


Projeto aprovado exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo


Linhares fora do Mapa do Turismo


Durante a fala em Plenário, o deputado Lucas Scaramussa aproveitou para lamentar a ausência do município de Linhares no Mapa do Turismo do Espírito Santo em 2024 porque o Executivo municipal não cumpriu exigências da Secretaria Estadual de Turismo.


“Lamento porque, enquanto a gente trabalha para promover uma festa que já está por vir, a cidade deixa de integrar o mapa turístico do estado porque a gestão pública não cumpriu requisitos básicos para se cadastrar. Espero que a administração municipal atenda esses critérios futuramente, para Linhares se posicionar novamente no roteiro oficial do Espírito Santo”, critica o parlamentar.

FONTE: Noticias Capixaba

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 49848 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês