Segunda, 27 de maio de 2024
Geral

06/05/2024 às 22h06

94

Redacao

Vila Velha / ES

CNH Social: foi aprovado para ganhar carteira de motorista? Veja os próximos passos
Lista com os aprovados pelo Detran-ES foi divulgada nesta segunda-feira (6). Selecionados devem fazer matrícula até o dia 20 de maio
CNH Social: foi aprovado para ganhar carteira de motorista? Veja os próximos passos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os candidatos aprovados na primeira fase do programa CNH Social 2024 devem ficar atentos aos próximos passos para receber o benefício.


Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), quem foi selecionado deve realizar a matrícula na página do programa CNH Social localizada no site do Detran até as 23h59 do dia 20 de maio de 2024.


Com a matrícula online, o candidato tem 15 dias para ir até uma autoescola indicada na matrícula e deve fazer a abertura do processo. 


Na sequência, o candidato terá 30 dias para realização da biometria em uma unidade do Detran e exames médicos e psicológicos em clínica credenciada. Os locais serão informados pela autoescola.


Processos devem ser concluídos em 12 meses 


Ainda segundo o Detran, os processos de Primeira Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria deverão ser concluídos no prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.


O candidato contemplado que não realizar a matrícula on-line no prazo pelo site do Detran será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de três anos. 


"Caso o candidato realize a matrícula e não finalize o processo, ele ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de cinco anos", finaliza. 

Quais os benefícios concedidos? 


O Detran destaca que os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente e não há a cobrança de qualquer valor dos beneficiários por parte das empresas credenciadas.


O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 aulas teóricas e práticas na autoescola; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras. 


Quem não foi chamado terá outra oportunidade 


Os candidatos que não foram selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 8 de julho, a partir de 12h, no site do Detran.


A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de habilitação.

FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/05/2024/cnh-social-foi-aprovado-para-ganhar-carteira-de-motorista-veja-os-proximos-passos

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 14379 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês