31/07/2023 às 14h06
570
Redacao
Vila Velha / ES
Cerca de 5,6 milhões de contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda nesta segunda-feira (31). Este terceiro lote também inclui restituições remanescentes de anos anteriores.A Receita Federal anunciou o desembolso de um total de R$ 7,5 bilhões a 5.632.036 indivíduos. Do montante total, R$ 5.585.384.236,58 foram destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.
A maioria dos beneficiários – 3.879.049 pessoas – forneceu suas chaves Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em suas declarações fiscais ou utilizou a opção de declaração pré-preenchida. A inclusão da chave Pix em declarações, implementada este ano, permite aos contribuintes receber suas restituições com maior rapidez.
Os contribuintes restantes são aqueles com prioridade legal, incluindo 16.536 idosos com mais de 80 anos, 95.047 indivíduos entre 60 e 79 anos, 9.740 com deficiência física ou mental ou enfermidade grave, e 30.700 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Desde o dia 24, os contribuintes podem consultar o status de sua restituição no site da Receita Federal. Os pagamentos estão sendo realizados nas contas bancárias ou nas chaves Pix indicadas nas declarações fiscais.
Se um contribuinte não encontrar seu nome na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato de sua declaração. No caso de quaisquer pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for depositada na conta indicada na declaração, como em casos de contas desativadas, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Os contribuintes podem programar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou por meio de contato telefônico com a Central de Relacionamento do banco.
Caso o valor da restituição não seja resgatado após um ano, o contribuinte deve solicitar o valor através do Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
FONTE: ES360
Há 3 dias
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 3 dias
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 3 dias
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 3 dias
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 3 dias
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa