26/05/2023 às 12h35 - atualizada em 30/05/2023 às 14h06
459
Redacao
Vila Velha / ES
O senador Magno Malta (PL-ES) está sendo alvo de um inquérito solicitado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido se deve às ofensas proferidas pelo parlamentar contra o jogador de futebol Vinicius Junior.
Em um pronunciamento feito na terça-feira (23), Malta acusou a imprensa de “revitimizar” o jogador para ganhar audiência, depois do episódio em que Vinícius foi chamado de macaco por torcedores do Valencia, na Espanha. O senador cobrou ainda associações da causa animal para que “defendam os macacos”, já que o bicho estava sendo exposto.
Vinicius Junior foi vítima de racismo durante a partida entre Valencia e Real Madrid, no último domingo (21). Torcedores do Valencia começaram a proferir insultos racistas, chamando-o de “mono” (“macaco” em espanhol) sempre que o jogador se aproximava da lateral.
Artistas, jogadores, ativistas, advogados, apresentadores e intelectuais, incluindo Camila Pitanga, Raí, Cléber Machado e Teresa Cristina, reagiram às declarações de Malta, conforme relatado pela colunista Mônica Bergamo. Eles planejam acionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, solicitando a cassação do mandato de Magno Malta.
FONTE: ES 360
Há 1 semana
Estrelas do vôlei de praia e competição de beach soccer movimentam a Arena de VerãoHá 2 semanas
Ex-prefeito volta a ter embates nas redes com atual gestão de CachoeiroHá 2 semanas
Procon de Cariacica encontra variação de preço de até 232% em materiais escolares em Campo GrandeHá 2 semanas
Agência do Trabalhador abre cerca de mil vagas de empregos na próxima semanaHá 2 semanas
Aulas da rede municipal de Viana começam em 5 de fevereiro de 2026