18/05/2023 às 14h29
478
Redacao
Vila Velha / ES
O Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) sacrificou, nesta quarta-feira (17), 26 aves silvestres que tiveram contato com os animais contaminados pela gripe aviária.
Foram abatidas espécies como atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá.
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) informou que a eutanásia das aves que estiveram em contato com aves positivas é orientada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ainda de acordo com a Seag, a ação se faz necessária para conter a disseminação do vírus H5N1, que tem rápida disseminação entre as aves.
”É uma medida de contenção de foco, com objetivo de proteger a saúde das demais aves que estão no meio ambiente e das pessoas que trabalham com essas aves”, diz o comunicado.
A Secretaria da Agricultura informa ainda que houve detecção da IAAP em três aves que estavam no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos – IPRAM, Cariacica/ES.
A eventual disseminação do vírus, segundo a Seag, pode causar graves impactos à avicultura, à segurança alimentar, à saúde pública, ao meio ambiente e à economia estadual ou nacional.
“Diante disso, como parte dos procedimentos previstos no Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está mapeando as áreas do foco e realizando vistorias nas propriedades, com o objetivo de proceder à vigilância clínica, buscando ativamente animais com sintomas compatíveis com a doença e realizando um trabalho de educação sanitária com os produtores rurais”.
Investigação
Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que 33 pessoas que tiveram contato com ave contaminada no Parque Fazendinha, em Jardim Camburi, Vitória, foram identificadas.
De acordo com a secretaria, uma delas apresenta sintomas gripais leves e está em isolamento, sendo monitorada. Desde terça-feira (16), equipes da Vigilância em Saúde, juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizaram investigação de campo em Vitória, Cariacica e Marataízes para identificar pessoas que possivelmente foram expostas ao vírus.
FONTE: ES 360
Há 6 dias
Paraatleta capixaba fecha o ano com chave de ouro e conquista tetracampeonato estadual de ciclismo na categoria PNEHá 6 dias
Cariacica abre leilão on-line de veículos e materiais inservíveis no dia 6 de novembroHá 6 dias
Cariacica inicia construção de planejamento estratégico para os próximos 15 anosHá 6 dias
Evento sexta-feira na praia terá meditação, tai chi chuan e dança do ventreHá 6 dias
Seis Cras vão abrir no sábado em Vila Velha para inclusão e atualização do Cadúnico