Sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

06/03/2020 às 01h35

422

Redacao

Vila Velha / ES

ES tem caso de novo coronavírus confirmado, diz Ministério da Saúde
Trata-se de uma mulher de 37 anos que teve histórico de viagem para Itália. Outros quatro casos estão sendo investigados e oito já foram descartados.
ES tem caso de novo coronavírus confirmado, diz Ministério da Saúde
Microscópio mostra amostra de primeiro caso do coronavírus Sars-Cov-2 nos EUA, isolado em laboratório. — Foto: Hannah A Bullock; Azaibi Tamin/CD

O Espírito Santo teve um caso de novo coronavírus confirmado nesta quinta-feira (5). No Brasil, já são oito casos confirmados da doença e 635 casos suspeitos.


O Ministério da Saúde confirmou ainda que foram registrados os primeiros casos de transmissão local do vírus responsável pela doença Covid-19 no país. Agora, são seis casos em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.


Segundo o Ministério da Saúde, o caso confirmado no Espírito Santo é o de uma mulher de 37 anos que teve histórico de viagem para a Itália. Ela é da Grande Vitória, mas a cidade não foi divulgada.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a paciente viajou sozinha e chegou ao Brasil no dia 20 de fevereiro. Os sintomas começaram dois dias depois.


Ela apresentou febre, coriza, dor no corpo e diarreia e chegou a ficar dias internada em um hospital privado. Agora, a paciente está em isolamento, em casa, e os familiares estão sendo monitorados.


“A Secretaria Municipal de Saúde faz o monitoramento dela e os dos contatos dela, que não têm nenhum sintoma. Ela fica isolada até completar 14 dias depois de começar a apresentar sintomas”, explicou Luiz Carlos Reblin, coordenador do Centro de Operações Estratégicas do Estado.


Outros quatro casos estão sendo investigados no estado e oito já foram descartados no Estado.


'Não há razão para pânico'


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que o Estado está preparado pra controlar a situação.


"As pessoas têm que agir com os cuidados necessários. Não há razão para ter pânico. Nós temos um plano de contingência. Então, é isso que precisa ter: cuidados, cautela, com equilíbrio, sem pânico, para enfrentar esse vírus", disse.


Como prevenir


Até o momento, não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente.


Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.



 

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

FONTE: G1 / g1.globo.com/es

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 69020 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês