Sexta, 29 de março de 2024
Política

04/01/2021 às 11h19

2.073

Redacao

Vila Velha / ES

Quatro secretarias de Saúde da Grande Vitória serão comandadas por mulheres. Veja quem são elas!
Além da Saúde, os municípios de Vitória e Vila Velha também terão presença feminina na Educação
Quatro secretarias de Saúde da Grande Vitória serão comandadas por mulheres. Veja quem são elas!
Foto: Divulgação

Quatro municípios da Grande Vitória terão as secretarias de Saúde comandadas por mulheres nos próximos quatro anos. Em um ano difícil e cheio de desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, elas recebem, junto com a nomeação, a missão de minimizar os impactos da covid-19 em seus respectivos municípios e reforçam também o empoderamento feminino na gestão municipal. 


Em Vitória, a médica Thais Campolina Cohen Azoury foi a escolhida para comandar a Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Graduada pela Emescam, Thais é mestre em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e atua nas áreas de Estratégia de Saúde da Família, vigilância em saúde e Atenção Básica e Medicina do Trabalho."Assumir a Secretaria da Saúde da Capital em período de pandemia certamente é desafiador, exigindo seriedade e serenidade. A vacinação contra a covid-19 é uma prioridade. Estamos abertos ao diálogo permanente com a população. Atuaremos com foco na segurança da saúde, e na ampliação dos serviços e do acesso às especialidades - uma das principais demandas dos moradores da nossa cidade", afirmou a secretária. 


Foto: DivulgaçãoDe acordo com os dados mais recentes do Painel Covid-19, atualizado na tarde deste domingo (03), a capital está entre as cinco cidades com maior número de casos confirmados do novo coronavírus, ficando atrás de Vila Velha e Serra. São 29.145 pessoas infectadas e 598 mortes. 

No município de Serra, a enfermeira Sheila Cruz, mestre em Saúde Coletiva, foi anunciada como titular da pasta no governo do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Durante a nomeação, a secretária reconheceu os desafios e afirmou que os focos são prevenção e proteção.


 "Um dos grandes desafios é trabalhar, juntamente com a população, o controle e a forma como a população se comporta com a doença. Eu sou trabalhadora do SUS e quero, juntamente com os servidores da saúde, buscar uma educação em saúde e sensibilidade em relação a proteção e prevenção, que vai trazer para a cidade a redução dos casos. A palavra é prevenção".


Foto: Divulgação / Prefeitura da Serra

Segundo a secretária, uma das suas prioridades na gestão será o agendamento online. A proposta do prefeito é executar um novo modelo de gestão, que seja rápido e digital, focado em resultados, especialmente na área da saúde, educação e segurança.

“Nós vamos priorizar o cuidado com a vida das pessoas, vamos inovar, trazer a tecnologia para a gestão e apresentar resultados garantindo o atendimento à população”, afirmou.


Serra é o segundo município com maior registro de casos da covid-19. Neste domingo, o número de infectados chegou a 31.571. No total, 660 perderam a vida em decorrência da doença na cidade. 


Em Vila Velha, município com maior número de casos do novo coronavírus, o prefeito Arnaldinho Borgo escolheu Cátia Lisboa para assumir a secretaria de Saúde. Com formação em administração de empresas e especialização em Gestão de Unidades Básicas de Saúde e Auditoria em Saúde, Cátia possui 21 anos de experiência em gestão pública e atuou como secretária de Saúde na Prefeitura de Vitória. 


"Nossa prioridade é salvar vidas, como recomendou nosso prefeito Arnaldinho Borgo desde o primeiro minuto de gestão. Para isso estamos traçando plano macro de atuação que vai desde ações pontuais, educativas, preventivas, estabelecendo unidades estratégicas de atendimento e de ampliação de equipes para tratamento precoce. Já mapeamos áreas prioritárias, com maiores incidências. A primeira ação nesses locais foi instalação de painéis de led com informações sobre prevenção e número de casos confirmados. Queremos conscientizar e contar com o reforço da população no controle da propagação dos casos", afirma a secretária. 


Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Vitória

Cátia destaca também que vai estabelecer um diálogo com os demais secretários de Saúde da Grande Vitória de modo que, em conjunto, seja criado o planejamento de ações estratégicas para combater a pandemia. 


"Estamos em diálogo com o Estado para ampliação das equipes de estratégia de saúde da família. Entendemos que o atendimento na atenção primária amplia o acesso e fortalece as ações de promoção e prevenção à saúde. Além disso, vamos estabelecer diálogo com as demais colegas secretárias de Saúde da Grande Vitória. Acreditamos em ações em conjunto para criar o planejamento de ações estratégicas para o combate à covid-19 e também de vacinação da população alvo que será estabelecida pelo Ministério da Saúde, assim que a vacina for disponibilizada.


Dados mais recentes mostram que o número de casos confirmados no município canela-verde chegou a 34.276 e 714 pessoas já perderam a vida. 


Em Viana, a secretaria de Saúde continua sob o comando de Jaqueline D'Oliveira Jubini. Especializada em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ela foi nomeada para a pasta durante a gestão de Gilson Daniel, que encerrou seu mandato como prefeito do município no dia 31 de dezembro. Agora, continua à frente da secretaria junto com prefeito Wanderson Bueno. 


O município contabiliza 3.838 casos confirmados do novo coronavírus e 100 óbitos, de acordo com dados divulgados neste domingo. 


Foto: Reprodução / Instagram
Jaqueline D'Oliveira Jubini, secretária de Saúde em Viana


Mulheres também na Educação


As secretarias de Educação dos municípios de Vitória e Vila Velha também serão comandadas por mulheres. Na Capital, quem assume a pasta é a educadora Juliana Rohsner. Vencedora de prêmios nacionais, ela atuou como coordenadora da equipe de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação de Cariacica, como pedagoga e professora de séries iniciais e da EJA. Foi formadora de programas na área de alfabetização, formadora do curso de extensão ofertado pelo IFES (Campus Cariacica) e, recentemente, estava como gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jones José do Nascimento, em Central Carapina, na Serra.


Já no município de Vila Velha, a secretaria municipal de Educação fica sob o comando de Fabiana Kauark. Com formação em Pedagogia, a nova secretária também é mestre e doutora em Educação, mestre em ensino de ciências e pós-doutorada em didática das ciências. Fabiana também possui especialização em Psicopedagogia Institucional e Gestão Pública. 


FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/01/2021/quatro-secretarias-de-saude-da-grande-vitoria-serao-comandadas-por-mulheres-veja-quem-sao-elas

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 9834 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês