30/12/2020 às 08h54
29
Redacao
Vila Velha / ES
O sexto mandato consecutivo dele na presidência da Câmara de Vila Velha termina no dia 31 de dezembro, mas na galeria de fotos dos ex-dirigentes da Casa, inaugurada nesta terça-feira (15), o ex-eterno Ivan Carlini já figura no panteão dos ex-presidentes do Legislativo canela-verde.
“A minha foto é a mais bonita”, brinca Ivan, que, depois de sete mandatos consecutivos, não conseguiu se reeleger para mais quatro anos de mandato. O demista, que foi alvo de intensos ataques do prefeito Max Filho (PSDB) na campanha eleitoral, foi o terceiro mais bem votado do município (3.502 votos), mas acabou ficando na primeira suplência do vereador Rogério Cardoso, reeleito com 3.763 votos.
A galeria, na entrada do prédio da Câmara, exibe as fotos de 38 ex-presidentes da Casa. O primeiro a comandar a presidência do Legislativo canela-verde foi o vereador Duarte Carino de Freitas, entre 21/12/1947 e 16/5/1948, após a emancipação política de Vila Velha. Para completar o quadro, só falta a foto do ex-vereador César Quintaes, que deve ser enviada à Câmara nos próximos dias.
Durante a campanha eleitoral, Max Filho apontou uma suposta manobra de Arnaldinho Borgo (Podemos), que acabou eleito prefeito, que poderia escolher o vereador Rogério Cardoso para o secretariado municipal, abrindo, desta forma, uma vaga para Ivan assumir o mandato e com possibilidade de se eleger novamente para a presidência da CMVV.
Mas, em entrevista a esta coluna no dia 22 de novembro, entre o primeiro e segundo turnos, Carlini refutou essa possibilidade argumentando que, por ser suplente, não poderia legalmente assumir uma função na Mesa Diretora da Câmara, dado o caráter transitório do seu mandato. Ou seja, nessa hipótese, se Rogério Cardoso retornasse ao Legislativo, Ivan, automaticamente, teria que deixar o mandato.
Ainda nesta entrevista, Ivan afirmou que estava satisfeito, que iria se aposentar do serviço público federal e que passaria a curtir mais a família a partir do ano que vem.
Uma pessoa próxima ao prefeito, ouvida pela coluna, garantiu que Arnaldinho Borgo não vai escolher Cardoso para o secretariado e, dessa forma, abrir vaga para Carlini. "Se Arnaldinho fizesse isso, seu mandato acabaria logo no início, como aconteceu com Rodney Miranda". A fonte refere-se à viagem que o então prefeito de Vila Velha fez aos EUA, em dezembro de 2013, em pleno caos na cidade provocado pela enchente.
FONTE: https://www.agazeta.com.br/colunas/leonel-ximenes/carlini-ja-e-ex-presidente-na-galeria-de-fotos-da-camara-de-vila-velha-1220
0 comentários
Há 2 semanas
Arnaldinho diz que mudou de ideia e vereador vai ser secretário em Vila VelhaHá 2 semanas
Uso da máscara durante atividades físicas é obrigatório e não prejudica a saúdeHá 2 semanas
Oportunidade! Sine de Vila Velha inicia o ano com 195 vagas de emprego. Confira!Há 2 semanas
Quatro secretarias de Saúde da Grande Vitória serão comandadas por mulheres. Veja quem são elas!Há 2 semanas
Vidigal anuncia Guarda Municipal Inteligente e revisão de contratos