Quinta, 18 de abril de 2024
Saúde

19/09/2020 às 02h08

516

Redacao

Vila Velha / ES

ES tem 75 municípios em risco baixo e menos de 50% de ocupação de UTI
'Risco baixo ainda é risco", reafirma governador, que pede manutenção dos protocolos para "zerar os óbitos"
ES tem 75 municípios em risco baixo e menos de 50% de ocupação de UTI
Foto: Folha Vitória.

"Fico feliz em olhar esse mapa, quase todo verde, mas sei que temos um percurso ainda a caminhar, porque temos óbitos ainda e o vírus está contagiando". A declaração foi feita pelo governador Renato Casagrande (PSB) em pronunciamento nesta sexta-feira (18) em suas redes sociais, ao anunciar o 23º Mapa de Risco para Covid-19 no Espírito Santo. Com validade entre a próxima segunda-feira (21) e domingo (27), o mapa aponta 75 municípios em risco baixo (verde) e apenas três em amarelo (risco moderado).









Outra boa notícia anunciada foi a redução da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para a doença para menos de 47%, sendo a primeira vez, desde o pico da pandemia, que fica abaixo de 50%. 


"Chegamos a abrir 715 leitos de UTI e ter 90% de ocupação", rememora Casagrande, informando que parte deles já foi disponibilizada para outras enfermidades. "Mas se houver uma nova onda, voltamos aos 715 leitos", disse. 

A baixo ocupação alterou o eixo vulnerabilidade da Matriz de Risco, que passou para a classificação menos grave, que é a de "vulnerabilidade adequada". Esta, em combinação com os critérios do eixo ameaças – média móvel de óbito dos últimos 14 dias, número de casos ativos nos últimos 28 dias, e quantidade de teste por mil pessoas – foi decisiva para modificar sensivelmente a coloração do novo mapa.








Nos 75 municípios em verde, o comércio pode funcionar livremente, sem restrições de horários, porém, com cumprimento dos protocolos de distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos. "E a população precisa ajudar a fiscalizar, pois o governo não pode controlar tudo", pediu. 


Salvar vidas

Risco baixo, no entanto, não é ausência de risco, ressaltou o governador, que pediu para que a população mantenha o cumprimento dos protocolos de uso de máscara, afastamento, não aglomeração e higienização das mãos. "Queremos zerar óbitos. Nosso objetivo é salvar vidas", reafirmou.


O número de casos confirmados nas últimas 24 horas foi de aproximadamente 700 pessoas e o de óbitos foi de cinco, informou Casagrande, num total de 123.273 casos e 3.404 óbitos confirmados até o momento no Painel Covid-19. As médias móveis de óbitos estão em oito nos últimos sete dias e em 11,7 óbitos nos últimos 14 dias. "Já tivemos média maior que 30, mas precisamos reduzir mais", afirmou.


"Temos que ficar felizes, porque juntos conseguimos vitórias importantes. Também conseguimos não deixar ninguém sem atendimento com leito hospitalar. É uma vitória da população capixaba!", exultou. "Conseguimos discutir com os municípios e a sociedade, recebemos críticas, mas a maioria da população é equilibrada, tem bom senso, ficou ao lado de medidas equilibradas", disse.


Mas enquanto não houver vacina, enfatizou Casagrande, "vamos conviver com o vírus e podemos conviver com óbitos, por isso precisamos manter os protocolos", pediu.


Classificação dos municípios

RISCO MODERADO: Ibatiba, Montanha e São José do Calçado.


RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenco, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitoria.

FONTE: https://www.seculodiario.com.br/saude/es-tem-75-municipios-em-risco-baixo-e-menos-de-50-de-ocupacao-de-uti

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 68892 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês