Quarta, 27 de maio de 2020
+19788797768
Geral

21/05/2020 às 12h25

11

Redacao

Vila Velha / ES

Estado fica em primeiro no índice da Transparência Internacional
Espírito Santo é o mais transparente no Ranking de Combate à Covid-19, elaborado pela ONG Transparência Internacional Brasil
Estado fica em primeiro no índice da Transparência Internacional
Edmar Camata comemorou liderança e relacionou transparência a combate à corrupção Foto: Reprodução/Facebook

Depois de ficar em primeiro lugar em transparência no índice da Open Knowledge Brasil (OKBR) na divulgação de informações sobre gastos com o novo coronavírus, o Estado  ficou em primeiro lugar também no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, elaborado pela ONG Transparência Internacional Brasil. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (21).


O Espírito Santo obteve nota 97,4, classificado no nível de transparência alto. O estudo da Transparência Internacional Brasil avaliou todos os estados e as capitais brasileiras, e mediu a capacidade de o poder público prover acesso pleno, ágil e simples aos dados de compras emergenciais em resposta à covid-19. 


Já a análise realizada pela OKBR levou em conta a divulgação de informações sobre a doença, como número de casos, de mortes e município de origem das vítimas. 


O resultado foi comemorado pelo governador Renato Casagrande (PSB) que publicou nota no Twitter na manhã desta quinta-feira. "Mais uma vez o ES é campeão em transparência. Desta vez o 1° lugar no é Ranking da transparência dos estados nas contratações emergenciais durante a pandemia da Covid-19, feito pela Transparência Internacional. É com trabalho que superaremos sempre a mentira", escreveu.


O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que, ao garantir a transparência, o Espírito Santo avança também na prevenção e combate à corrupção. “Governos transparentes são aqueles que possuem menor índice de corrupção, globalmente. Em meio à pandemia, a transparência ajuda a salvar vidas e combate a circulação de notícias falsas. É o melhor caminho a percorrer”.


Todas as informações sobre compras públicas realizadas no Estado – nomes das empresas contratadas, valores, descrição dos itens, entre outros dados - podem ser acessadas e baixadas no site https://coronavirus.es.gov.br/contratos-emergenciais.


A Transparência Internacional avaliou os portais oficiais e os sites criados para dar transparência aos dados da Covid-19 de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais, para verificar a apresentação de informações sobre contratações emergenciais. Também foram analisadas as comunicações realizadas por meio das redes sociais.


O resultado é uma pontuação de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. O objetivo é avaliar e promover a transparência das contratações emergenciais realizadas em resposta à covid-19, além de identificar as melhores práticas e iniciativas de transparência e abertura de dados.

FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/05/2020/estado-fica-em-primeiro-no-indice-da-transparencia-internacional

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 11711 ) Pessoas vizitaram esse site voce ja visitou 1 vezes