Sexta, 29 de março de 2024
Política

18/04/2020 às 08h03

324

Redacao

Vila Velha / ES

'Não manifesta preocupação em preservar vidas', diz Casagrande sobre Bolsonaro
Governador respondeu Presidente, que disse que alguns governadores e prefeitos precisam ter humildade para recuar de medidas restritivas
'Não manifesta preocupação em preservar vidas', diz Casagrande sobre Bolsonaro
Foto: Divulgação / Governo do ES

Em coletiva na noite desta sexta-feira (17), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), comentou as críticas do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em relação às medidas de isolamento adotadas pelos estados para evitar a propagação do novo coronavírus. 


"O Presidente tem dado declarações que demonstram claramente uma falta de preocupação com a vida dos brasileiros. Não é de agora, desde o primeiro momento ele não manifesta preocupação em preservar vidas", afirmou o governador. 


No entanto, Casagrande destacou que o governo federal tomou decisões importantes diante da pandemia, mas que as declarações de Bolsonaro 'criam dúvidas'. 


"O governo federal, contrário às manifestações do Presidente, tomou decisões importantes na área econômica e social. Mas, as declarações do Presidente, como o próprio ex-ministro Mandetta disse e nós já tínhamos dito, criam dúvidas na cabeça das pessoas. Na hora que todo mundo pede para que as pessoas reduzam a interação, ele pede para aumentar", destacou. 


Para o governador, a falta de equipamentos pode fazer com que o Espírito Santo sofra um "colapso" no sistema de saúde, assim como já acontece em outros estados brasileiros. 


"Nós precisávamos de uma decisão, de um tratamento de choque nesse momento, para que a gente pudesse preparar o sistema de saúde pública em cada estado. Vocês estão vendo o que está acontecendo nos estados que não estavam preparados. A gente corre risco aqui também no Espírito Santo por falta de equipamento, em especial, de chegar a uma realidade de colapso do sistema de saúde. Então a palavra do Presidente é sempre um desequilíbrio. Ele diz que tem preocupação com a vida e com a economia, mas sempre se refere só a outra parte, não fala com relação a área de saúde".

Casagrande afirmou ainda que segue as recomendações da área de saúde e que o trabalho feito hoje no Estado é de isolamento parcial, já que indústrias e serviços continuam funcionando. 


"É só a gente olhar o que os líderes mundiais fizeram na Ásia, na Europa, o que estão fazendo na América, nos Estados Unidos, para verificar que ele tem manifestado opiniões contraditórias e diferentes daquilo que todos estão fazendo. Nós aqui no Espírito Santo temos tido um comportamento que é de seguir as recomendações da área de saúde. Fizemos um trabalho que é o isolamento parcial, porque a indústria continua funcionando,  serviço continua funcionando. Comércio é que, de fato, nós tomamos decisões mais drásticas, mais duras, infelizmente. As pessoas, por si só, estão interagindo menos, estão se isolando e tomando uma decisão responsável porque sabem que tem gente morrendo", concluiu. 


Críticas
Na última quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que alguns governadores e prefeitos precisam ter humildade em recuar de medidas restritivas impostas por conta da pandemia. O Presidente, que já sinalizou ser contra o isolamento total de pessoas e ao fechamento de comércios, lojas e shoppings, disse ainda que é preciso "enfrentar o vírus e sair de casa".

FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/04/2020/nao-tem-manifestado-nenhuma-preocupacao-em-preservar-vidas-diz-casagrande-sobre-criticas-de-bolsonaro

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 11458 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês