domingo, 29 de novembro de 2020
+19788797768
Cidades

15/04/2020 às 23h13

1.699

Redacao

Vila Velha / ES

Vila Velha: moradores podem ter isenção da taxa de iluminação pública
Projeto de lei beneficia moradores de áreas onde o serviço é precário e residências classificadas como baixa renda pela ANEEL
Vila Velha: moradores podem ter isenção da taxa de iluminação pública
Projeto isenta moradores classificados como baixa renda pela ANEEL de pagar a COSIP. Crédito: Arquivo

A Câmara Municipal de Vila Velha deve promulgar até o final desta semana o projeto de lei apresentado pelo vereador Arnaldinho Borgo (Pode), que isenta alguns moradores do município de pagar a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP). O texto havia sido vetado pela prefeitura, mas o veto foi derrubado na Câmara e deve ser promulgado até o final da semana. A isenção vai valer para moradores de casas classificadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como “tarifa social de baixa renda” e para os contribuintes que residam em vias que não possuem iluminação pública ou sofram com iluminação considerada precária. Essa classificação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Obras, por meio da Coordenação de Iluminação, que deverá atestar quais ruas se encaixam nos critérios e fornecer a relação de endereços que deverão ser isentos da taxa. O projeto vem sendo discutido desde dezembro e foi aprovado com unanimidade pelos vereadores. “O projeto não é inconstitucional. Privilegia apenas dois tipos de contribuintes. É injusto cobrar a COSIP de moradores que não estão usufruindo dos serviços”, afirmou Borgo. 


SUPERÁVIT NA ARRECADAÇÃO - De acordo com o vereador, Vila Velha tem um superávit na arrecadação dos valores para a iluminação pública e. por isso, a medida não vai causar impactos aos cofres públicos. “Da última vez que checamos, o município estava com R$ 40 milhões de saldo da COSIP”, conta. Entre os objetivos do projeto está o de forçar a prefeitura a investir na iluminação pública dessas regiões. “O projeto é uma forma de forçar que o município invista em novos parques de iluminação nesses bairros. Onde existe iluminação, a violência urbana diminui consideravelmente”, ressalta. O projeto prevê, ainda, que moradores dessas regiões que não tiveram acesso ao serviço nos últimos cinco anos poderão pedir a revisão da cobrança e a restituição do valor pago nesse período. O vereador defende que o dinheiro parado seja usado para isso. O prefeito de Vila Velha, Max Filho, afirmou que vetou o projeto seguindo r um parecer da Procuradoria Geral Municipal. O gestor não se manifestou sobre a decisão da Câmara de derrubar o veto e promulgar a Lei. A reportagem de A Gazeta procurou o secretário municipal de Obras, Luiz Machado, para entender como vai ser a classificação dos endereços que se encaixam nos critérios, mas até o fechamento dessa matéria ainda não havia recebido respostas.

FONTE: https://www.agazeta.com.br/es/politica/vila-velha-moradores-podem-ter-isencao-da-taxa-de-iluminacao-publica-0420

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 103783 ) Pessoas vizitaram esse site voce ja visitou 1 vezes