Quarta, 28 de outubro de 2020
+19788797768
Religião

14/04/2020 às 22h08

149

Redacao

Vila Velha / ES

Google registra aumento nas buscas pelo termo “oração”
Em tempos de crise, ficamos mais abertos a Deus?
Google registra aumento nas buscas pelo termo “oração”
(Foto: Nuttapol Sn | Shutterstock)

A professora Jeanet Sinding Bentzen, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, analisou estatísticas do Google sobre o aumento das buscas pela palavra “oração”. Segundo a docente, em 75 países observou-se uma relação entre esse crescimento e a expansão dos contágios do novo coronavírus nessas últimas semanas.


Ela já vinha estudando o impacto dos desastres naturais na religiosidade das pessoas. “A procura por religião tem aumentado dramaticamente desde o começo da pandemia, com líderes políticos e grupos auto-organizados motivando os cidadãos a rezarem. As buscas no Google sobre oração dispararam em março de 2020, quando a covid-19 se tornou global”, disse a professora.


“É altamente provável que o aumento na intensidade da oração vá continuar”, complementa.


Risco de morte

O motivo poderia estar ligado a vínculos afetivos fortes ameaçados pelo risco de morte. Essa perspectiva costuma despertar o anseio pela existência de uma continuidade espiritual da vida após o término da vida biológica.


Por outro lado, não se verificou o mesmo grau de interesse religioso durante a crise econômica global de 2007-2008. Na época a ameaça mais direta não era à vida das pessoas amadas, mas sim às condições financeiras.


Os dados proporcionados pelas buscas no Google não são suficientes para traçar perspectivas completas. Bem como fundamentadas cientificamente sobre o impacto da crise atual na religiosidade das pessoas.


Entretanto, é válido interpretá-los como um indício de que, em momentos de real risco de vida para pessoas queridas, nota-se uma tendência maior a buscar conforto espiritual.


Algumas perguntas interessantes a se fazer: em tempos de crise, ficamos mais abertos a Deus? Se sim, isto tende a ser fogo de palha ou pode mesmo nos levar a uma verdadeira transformação de vida?

FONTE: Portal Comunhão

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 87142 ) Pessoas vizitaram esse site voce ja visitou 1 vezes