Sábado, 01 de novembro de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Geral

30/10/2025 às 21h27

28

Redacao

Vila Velha / ES

Dia da Merendeira Escolar: profissionais transformam refeições em sorrisos nas escolas municipais
Na rede municipal de Cariacica, as merendeiras atuam nas 129 unidades de ensino. Atualmente, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia
Dia da Merendeira Escolar: profissionais transformam refeições em sorrisos nas escolas municipais
Texto: Mariana Santos Foto: Wagnner Zanon/PMC

Nesta quinta-feira (30), celebra-se o Dia da Merendeira Escolar, uma data especial para parabenizar os profissionais que transformam ingredientes em sorrisos e refeições em abraços calorosos na rede de ensino. A data homenageia o trabalho fundamental das profissionais que garantem a alimentação saudável e nutritiva.


“Quero expressar minha gratidão e reconhecimento pelo trabalho incrível que as merendeiras desempenham todos os dias. Elas não apenas fornecem refeições saudáveis e nutritivas para nossos estudantes, mas também oferecem carinho e atenção, tornando o ambiente escolar ainda mais acolhedor”, disse Luzian Belisario, secretária de Educação.


Na rede municipal de Cariacica, as merendeiras atuam nas 129 unidades de ensino. Na hora do recreio, são servidos cardápios variados para que os pequenos cresçam tanto em aprendizado quanto em saúde. A rede municipal possui cerca de 54 mil alunos matriculados, sendo que aproximadamente 43 mil consomem a merenda escolar diariamente. Atualmente, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, o que representa cerca de 1,6 milhão de refeições mensais.


 



 


Na cozinha do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cleto Prudêncio Rodrigues, em Cariacica-Sede, o trabalho é feito com carinho e muita felicidade. “Eu gosto de ser merendeira, porque a arte de cozinhar é um ato de amor. E é muito satisfatório ver o sorriso de uma criança ao se alimentar. Ser uma merendeira não é fácil, porém gratificante. E não tem coisa melhor do que receber um abraço bem carinhoso de um aluno”, contou Andréia Campos, merendeira do CMEI.


Todo esse trabalho está alinhado às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que regulamenta a alimentação nas instituições públicas de ensino no Brasil. Os cardápios são elaborados mensalmente, levando em conta a modalidade de ensino, sempre dando prioridade a alimentos naturais ou minimamente processados. A variedade de frutas, legumes e verduras é garantida conforme a faixa etária e o tempo de permanência dos alunos nas unidades.


“O horário da merenda é um momento especial na rotina da escola. É um momento de socialização, de descanso, de recarga de energias. A merenda escolar é uma oportunidade de oferecer uma refeição nutritiva, balanceada, para contribuir para o desenvolvimento das nossas crianças. Então é um momento muito importante”, ressaltou a diretora do CMEI, Patrícia Rosetti.


Para os estudantes que possuem restrições alimentares, também são preparados cardápios específicos. As escolas encaminham laudos médicos e documentos comprobatórios para a Coordenação de Alimentação Escolar, que realiza a adaptação conforme a necessidade de cada aluno. Entre as adequações mais comuns estão casos de seletividade alimentar, intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Cariacica-ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados