13/09/2025 às 14h51
14
Redacao
Vila Velha / ES
Doze colegiados da Assembleia Legislativa (Ales) vão se reunir na próxima semana. Destaque para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que vai debater as ações de organizações criminosas no Espírito Santo. Neste ano, ocorreram diversos ataques desses grupos no estado, geralmente, como resposta a medidas das forças de segurança.
O encontro está marcado para terça-feira (16), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Foram convidados para a reunião representantes das Polícias Militar (PMES), Civil (PCES), Penal (PPES), Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF); das Guardas Municipais; dos Ministérios Públicos Estadual (MPES) e Federal (MPF); da Defensoria Pública (DPES); do Poder Judiciário; secretários estaduais e municipais; entre outros.
De acordo com o presidente do colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), as organizações criminosas não afetam apenas a segurança pública. “Elas corroem as estruturas sociais, desestabilizam a economia e se infiltram na política, comprometendo o funcionamento do Estado e a confiança da população. Enfrentá-las exige estratégia, integração entre instituições e políticas públicas que vão além da repressão", ressaltou.
Condomínios
Também na terça, às 18h30, a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria, Turismo e Infraestrutura se reúne no Plenário Rui Barbosa para discutir “Tecnologia e Saúde Mental na Gestão Condominial”.
Os palestrantes serão a psicóloga Lilian Brandão e o advogado especialista em Direito Condominial e presidente da Associação de Síndicos e Condomínios do Espírito Santo (ASCES), Claudionor Brandão. Também devem participar do encontro síndicos e administradoras de condomínios.
TEA
Já na segunda-feira (15), às 9 horas, acontece reunião extraordinária da Comissão de Saúde. O assunto em discussão será o primeiro ano de serviços prestados pelo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Hospital Evangélico de Vila Velha. O encontro será no Auditório Hermógenes Fonseca.
Maus-tratos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos contra os Animais vai tomar depoimentos sobre a morte de uma cadela em Cariacica Sede. O animal levou dois tiros na noite do dia 6 de setembro, foi resgatado no domingo (7) pela Gerência de Bem-Estar Animal do município e encaminhado para uma clínica veterinária, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu. A reunião extraordinária ocorre na quarta-feira (17), às 14 horas, no Plenário Rui Barbosa.
Segundo a presidente do colegiado, deputada Janete de Sá (PSB), a perícia, feita a pedido da CPI, apontou que a cadela estava grávida de oito filhotes. “Queremos que o suspeito responda na Justiça pelo ato que resultou na morte da cadela e de seus filhotes. A atuação diligente da CPI demonstra a força do trabalho conjunto entre o Poder Legislativo e as forças de segurança. É fundamental garantir que crimes como esse não fiquem impunes”, salientou.
Foram convidados para a reunião extraordinária representantes do Ministério Público estadual (MPES); o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Carlos Landeiro Fraga; a presidente da Sociedade Protetora dos Animais (Sopaes), Katiuscia Oliveira; e a secretária de Meio Ambiente de Cariacica, Luciana Tibério. Ainda foram convocados o autor dos disparos e o médico-veterinário responsável pelo atendimento da cadela.
Confira a agenda da semana*:
Segunda (15/09)
9 horas - Reunião da Comissão de Saúde - Auditório Hermógenes
11 horas – Reunião da Comissão de Infraestrutura - Plenário Rui Barbosa
13h30 – Reunião da Comissão de Finanças - Plenário Dirceu Cardoso
Terça (16/09)
10 horas – Reunião da Comissão de Segurança - Plenário Dirceu Cardoso
11 horas – Reunião da Comissão de Direitos Humanos - Auditório Augusto Ruschi
13 horas – Reunião da Comissão de Turismo - Plenário Rui Barbosa
13h30 – Reunião da Comissão de Justiça - Plenário Dirceu Cardoso
18h30 – Reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria, Turismo e Infraestrutura - Plenário Rui Barbosa
19 horas – Reunião da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101, BR-262 e das rodovias - Auditório da Escola Renato Pacheco, Jardim Camburi
19 horas – Sessão especial: 30 anos do Centro de Apoio aos Direitos Humanos “Valdício Barbosa dos Santos”: Uma história Dedicada à Justiça, ao enfrentamento à Impunidade e aos Direitos Humanos - Plenário Dirceu Cardoso
Quarta (17/09)
8 horas – Reunião da Comissão de Defesa do Consumidor - Plenário Rui Barbosa
14 horas – Reunião da CPI dos Maus-Tratos - Plenário Rui Barbosa
Quinta (18/09)
14h30 – Sessão especial - Debater "O Estado Democrático de Direito e Seus Desafios em 2025" - Plenário Dirceu Cardoso
Sexta (19/09)
9 às 18 horas – Seminário da Comissão de Meio Ambiente: "Os impactos das concessões / privatizações nas unidades de conservação do Espírito Santo” - Auditório Hermógenes
*Sujeita a mudanças
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 3 horas
Morre primeira mulher eleita deputada federal no Espírito SantoHá 3 horas
Cesan terá que reabrir edital considerado irregular pelo Tribunal de ContasHá 3 horas
Guarda Municipal de Cariacica detém homem com mandado de prisão em abertoHá 4 horas
Agência do Trabalhador abre mais de 1.200 oportunidades de empregoHá 4 horas
Animais são recolhidos em vias do bairro Jardim de Alah