11/09/2025 às 20h28 - atualizada em 13/09/2025 às 14h49
216
Redacao
Vila Velha / ES
A cidade registrou o menor índice da série histórica em crimes contra o patrimônio, conforme dados apresentados na reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nesta quinta-feira (11), no gabinete do prefeito Wanderson Bueno.
Entre os números que se destacam está a queda de 62,5% nos roubos em transporte coletivo, redução de 66,6% nos roubos a residências e diminuição de 30,7% nos furtos a pessoa em via pública. No comparativo geral, os crimes contra o patrimônio tiveram uma queda de quase 9% em relação ao mesmo período de 2024. E o resultado de Viana impressiona ainda mais quando comparado a outros municípios da Grande Vitória. A taxa proporcional de roubo a pessoa em via pública é 26% menor que a do segundo colocado.
“Ver Viana bater recordes de redução na criminalidade é motivo de orgulho para todos nós. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, trabalhando de forma integrada para garantir mais segurança e tranquilidade para a nossa população”, enfatiza o vice-prefeito Fábio Dias.
Os bons resultados são reflexo da presença ativa da Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV), que só no mês de agosto realizou 532 atendimentos. Foram 260 apreensões de entorpecentes, 173 visitas tranquilizadoras, 47 ocorrências registradas, 26 cercos táticos, 13 suspeitos conduzidos à delegacia e 11 apoios prestados a outras instituições.
A GCMV também atuou no combate à poluição sonora com base na nova legislação do município que combate os escapamentos, abordando 234 motocicletas e removendo 13 delas, além de apreender nove escapamentos irregulares e registrar 82 autos de infração de trânsito (AIT).
Outro destaque foi a operação Lata Velha, que retirou sete veículos abandonados das ruas, e a recuperação de quatro veículos furtados. A equipe também levou palestras de conscientização para empresas do município durante o Agosto Lilás.

A Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN) também teve atuação importante. Em agosto, foram apreendidas cinco máquinas caça-níqueis em um restaurante de Vila Bethânia, além do descarte de mais de 170 produtos irregulares ou vencidos. Ao todo, a equipe passou por 32 bairros, verificou sete denuncias, 23 notificações foram expedidas, visitou 36 estabelecimentos, verificou sete denúncias, abordou 128 pessoas e alcançou mais de mil e cem. A equipe também atuou seguindo a nova diretriz que garante o funcionamento das distribuidoras de bebidas instaladas no município até às 22h, notificando quatorze estabelecimentos.
Outro serviço que segue dando resultado é o Disque Silêncio, que no mês de agosto atendeu 56 denúncias de perturbação, sendo a maioria em residências, bares e por caixas de som em via pública. Os bairros com mais registros no ano de 2025 são Marcílio de Noronha, Nova Bethânia, Vila Bethânia, Universal e Viana Sede.
“Cada dado apresentado aqui representa uma ação concreta da nossa equipe, seja em operações nas ruas, na fiscalização ou nas campanhas de conscientização. É um trabalho que envolve planejamento, presença constante e parceria com outras instituições de segurança”, finalizou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Enoni Erlacher.
A reunião do GGIM foi conduzida pelo vice-prefeito Fábio Dias e contou com a participação do secretário de Defesa Social e Trânsito, Enoni Erlarcher, representantes da Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e outras autoridades municipais.
FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Viana-ES
Há 1 semana
Estrelas do vôlei de praia e competição de beach soccer movimentam a Arena de VerãoHá 2 semanas
Ex-prefeito volta a ter embates nas redes com atual gestão de CachoeiroHá 2 semanas
Procon de Cariacica encontra variação de preço de até 232% em materiais escolares em Campo GrandeHá 2 semanas
Agência do Trabalhador abre cerca de mil vagas de empregos na próxima semanaHá 2 semanas
Aulas da rede municipal de Viana começam em 5 de fevereiro de 2026