Sábado, 30 de agosto de 2025
noticiascapixabaes@gmail.com
Polícia

29/08/2025 às 20h58

11

Redacao

Vila Velha / ES

Operação da Prefeitura flagra maus-tratos e posse ilegal de animais silvestres
Treze animais da fauna silvestre eram mantidos ilegalmente em cativeiro em uma casa do bairro Paul.
Operação da Prefeitura flagra maus-tratos e posse ilegal de animais silvestres
Texto: Rodrigo Elias Foto: Assessoria

Uma operação realizada,sexta-feira (29), pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil, resultou na apreensão de 13 animais da fauna silvestre mantidos ilegalmente em cativeiro e na constatação de maus-tratos contra um cão idoso. O tutor foi conduzido para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado. Todos os animais foram resgatados.


 A ação foi realizada na Rua Bernardino Monteiro, em Paul. Durante a fiscalização, foram encontrados dois cães idosos. Um deles, chamado Tohn, apresentava um tumor de aproximadamente 10 centímetros na face, já em estágio avançado, com sinais de infecção crônica, presença de larvas e risco de sepse.


 Segundo o relatório técnico do médico-veterinário e diretor da DBEA, Celso Christo, o quadro caracterizava maus-tratos graves com dolo eventual, uma vez que o tutor tinha conhecimento da gravidade da doença, mas não providenciou o tratamento adequado. O cão agora segue para a tratamento adequado na clínica que possui parceria com a Prefeitura.


 Além do caso do cão, os fiscais encontraram treze animais silvestres sem autorização legal, entre eles jabutis, periquitos, sabiás, tiziu e canário-da-terra. A posse irregular também configurou crime ambiental.


 Segundo Celso Christo, a gravidade da ocorrência exige responsabilização imediata


 “O que constatamos foi um caso de maus-tratos graves. O animal estava há meses com uma tumoração avançada, infeccionada e com presença de larvas, em sofrimento contínuo, sem o tratamento adequado. Além disso, havia treze animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro. Esses fatos configuram crimes ambientais que não podem ser relativizados. Nosso papel é agir para interromper o sofrimento dos animais e responsabilizar os tutores que descumprem a lei”, explicou.


 De acordo com a legislação federal (Lei 9.605/1998) e o Código Municipal dos Direitos e do Bem-Estar dos Animais (Lei 6.385/2020), práticas de maus-tratos e a manutenção ilegal de animais silvestres podem resultar em multa, apreensão e até perda definitiva da guarda.

FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Meio Ambiente

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados