Quarta, 12 de agosto de 2020
+19788797768
Polícia

01/04/2020 às 14h31

180

Redacao

Vila Velha / ES

Alerta: crimes cibernéticos podem crescer durante o isolamento social
Com muitas pessoas acessando a internet de casa, os criminosos estão adaptando os seus golpes
Alerta: crimes cibernéticos podem crescer durante o isolamento social
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Durante o isolamento social para evitar a disseminação do Novo Coronavírus, muitas pessoas passaram a trabalhar e estudar de casa por meio da internet. Com isso, os criminosos também estão migrando para a rede. 


Ao mesmo tempo que a internet pode ser usada como fonte de informações, ela também está sendo utilizada para aplicar golpes nas pessoas. 


Nem mesmo quem lida com esse tipo de crime diariamente, escapa da tentativa de golpe. O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Brenno Andrade, já foi alvo dos criminosos. "Como já tenho experiência com esse tipo de crime, percebi que a mensagem que recebi se tratava de golpe", explicou. 


De acordo com o delegado, nesse período de isolamento, mais de 42 milhões de brasileiros já foram vítimas de fake news na internet. Muitas dessas informações falsas acabam virando crimes de estelionato ou de invasão de dispositivos informáticos. 


Assim como na pescaria, os golpistas da internet também usam iscas para atrair as vítimas. Só que no mundo digital essas iscas são mensagens de texto com links maliciosos. Uma vez clicado neles, os criminosos conseguem pegar informações pessoais do usuário, como senhas, detalhes do cartão de crédito e até dados bancários. A pena para quem prática esse tipo de golpe na internet pode variar de acordo com o crime, entre um a cinco anos de prisão.


*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno. 

FONTE: Portal Folha Vitoria /https://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/03/2020/alerta-crimes-ciberneticos-podem-crescer-durante-o-isolamento-social

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 49410 ) Pessoas vizitaram esse site voce ja visitou 1 vezes