21/08/2025 às 20h22 - atualizada em 26/08/2025 às 10h08
39
Redacao
Vila Velha / ES
Viana foi contemplada pelo Governo Federal com uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), que integrará o programa Brasil Sorridente e reforçará a rede municipal de saúde bucal. O município está entre os cinco do Espírito Santo beneficiados, ao lado de Aracruz, Colatina, Linhares e Ponto Belo, em um investimento de R$ 1,89 milhão destinado a ampliar a cobertura odontológica do SUS.
A cerimônia de entrega ocorreu nesta quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que repassaram 400 novas unidades para municípios de todo o Brasil.
Rede de saúde bucal em Viana
Em Viana, a saúde bucal é prioridade. Somente em 2024, foram realizados 22 mil atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em 2025, até agosto, já são 16 mil atendimentos registrados na atenção básica.
No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), foram 1.737 procedimentos especializados em 2024, como tratamentos de canal, cirurgias e periodontia. Em 2025, até o momento, já foram 1.296 procedimentos.
O município também avançou com o Programa de Prótese Dentária (LRPD), que entre 2024 e 2025 já entregou 992 próteses dentárias, garantindo qualidade de vida e autoestima para centenas de pacientes.
Outro destaque é o atendimento odontológico ofertado de forma diurna, em regime de 12 horas, na UPA Cabo Jorge Balestreiro, que realizou quase 2 mil atendimentos odontológicos em 2024 e já soma mais de 1,5 mil em 2025.
Com os investimentos feitos ao longo da gestão (2021 a 2025), Viana atingiu a importante marca de 77% de cobertura em saúde bucal, consolidando-se como referência no Espírito Santo.
O prefeito Wanderson Bueno destacou a importância da nova estrutura. “É uma conquista que reforça o nosso compromisso com a saúde dos vianenses. A chegada da Unidade Odontológica Móvel significa não só acesso ampliado a serviços via SUS, mas também a garantia de cuidado moderno e eficiente onde a população mais precisa.”
Estrutura das Unidades Odontológicas Móveis
Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raios-X, ar-condicionado, gerador de energia, fotopolimerizador e demais instrumentos necessários para consultas, limpezas, restaurações, extrações simples e, em alguns casos, próteses e tratamentos de canal. As equipes são formadas por dentistas e técnicos ou auxiliares de saúde bucal credenciados pelo Ministério da Saúde.
As unidades móveis são voltadas especialmente a populações que enfrentam barreiras de acesso, como comunidades rurais. A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Jubini, ressaltou o impacto prático. “Com essa unidade móvel, poderemos levar atendimento odontológico de qualidade a regiões mais remotas e também a comunidades rurais. Teremos os equipamentos necessários para procedimentos essenciais e, quando for preciso, encaminharemos o paciente com agilidade para as unidades especializadas. Isso aproxima o SUS do dia a dia da nossa comunidade.”
Com a chegada da UOM, Viana amplia sua capacidade de atendimento e fortalece a rede de saúde bucal já estruturada, reduzindo desigualdades e levando cuidado a quem mais precisa.
FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Viana-ES
Há 8 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 9 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 9 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 9 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 9 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana