22/07/2025 às 19h23 - atualizada em 23/07/2025 às 19h54
68
Redacao
Vila Velha / ES
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), está levando para mais quatro escolas do Estado a disciplina eletiva de “Educação de Trânsito”, que oferece aos estudantes do Ensino Médio conteúdos da parte teórica da formação do condutor. A aprovação na disciplina permite que os alunos aproveitem o Curso Teórico-Técnico no processo de formação de condutor para a Primeira Habilitação e passem direto para etapa de prova de legislação.
A iniciativa conta com a parceria da organização social civil Instituto Salomão e tem o objetivo principal de ensinar os jovens a se tornarem cidadãos mais responsáveis e conscientes em suas atitudes nas vias, além de já saírem com a parte teórica da autoescola concluída.
A oferta da disciplina começou como projeto-piloto na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, onde 77 alunos do 3º ano do Ensino Médio foram certificados após concluírem a disciplina no segundo semestre de 2024.
Com o sucesso da iniciativa, as aulas foram levadas para mais quatro escolas de Vitória e da Serra neste ano. A disciplina eletiva passou a ser ofertada também para estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Colégio Estadual, de Vitória, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rômulo Castello e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio EEEFM Professor João Loyola, localizadas no município de Serra.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância dessa iniciativa para levar a educação de trânsito para os futuros condutores. “A disciplina leva o tema do trânsito para dentro da escola. Então, a sociedade sai ganhando e o aluno sai ganhando porque ele já aproveita esse conteúdo na sua formação, vai direto para a prova teórica e faz a parte prática na autoescola. Adianta seu caminho para chegar à habilitação. A escola também ganha com a presença do Detran. Nós levamos até os simuladores de direção para que o aluno tenha uma ambiência mais próxima do real no trânsito e já tenha a sua primeira experiência com a condução simulada do veículo”, disse.
Teoria e prática sobre o trânsito na formação dos alunos
A disciplina eletiva de “Educação de Trânsito” prevê um total de 90 horas de aula, com exigência mínima de 75% de carga horária, abarcando módulos de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania, e Mecânica Básica.
Durante as aulas, os estudantes realizam apresentações obrigatórias sobre o conteúdo que aprenderam, a partir de dinâmicas como intervenções na estrutura da escola, criação de paródias, confecção de placas de trânsito, exposições fotográficas, participação em eventos do Detran|ES, entre outras.
A iniciativa do Detran|ES foi desenvolvida em conformidade com a Resolução nº 265, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza aos alunos regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio, participantes da eletiva com frequência igual ou superior a 75% da carga horária estabelecida na Resolução nº 789, do Contran, a aproveitarem a disciplina, desde que certificados pelo órgão de trânsito, para já iniciarem o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir das aulas práticas de direção veicular.
FONTE: Portal Governo - ES / Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Há 21 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 21 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 21 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 21 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 22 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa