22/07/2025 às 19h18 - atualizada em 23/07/2025 às 19h54
57
Redacao
Vila Velha / ES
Na noite dessa segunda-feira (22), o Palácio Anchieta, em Vitória, recebeu a cerimônia de exercício coletivo da terceira turma (Charlie) do Curso de Formação de Policial Penal, que agora passa a compor, de forma efetiva, o quadro da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES).
Durante a solenidade, os novos policiais penais receberam os equipamentos necessários para o exercício das funções nas unidades prisionais, iniciando oficialmente sua atuação na missão de manter a ordem e a disciplina no sistema penitenciário capixaba. O evento teve a presença do governador Renato Casagrande; do secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco; além dos novos policiais penais.
“A nossa Polícia Penal é uma instituição nova com pouco mais de um ano de existência, mas quando vemos os resultados obtidos temos plena convicção de que o trabalho não é um mero reflexo do tempo, mas da qualidade. Quando se tem boa gestão, é possível controlar um sistema que não é simples. A profissão policial é uma referência importante para a sociedade, carregando valores positivos. Tenho certeza que vocês escolheram essa carreira por gostarem de ser policiais e isso faz toda a diferença”, afirmou o governador.
O secretário da Justiça falou da importância da chegada dos novos policiais penais. “Essa nova turma com 343 novos policiais só fortalece o compromisso que o Estado tem com a segurança pública e renova o corpo da instituição. Os policiais possuem um papel fundamental para a segurança e o controle dentro das unidades prisionais”, pontuou.
“É uma grande conquista para a Polícia Penal do Espírito Santo. Cada nova turma representa o avanço no fortalecimento das estruturas de segurança nas unidades prisionais e o reconhecimento da importância estratégica da nossa instituição para o sistema de justiça criminal”, completou a diretora-geral da Polícia Penal em exercício, Graciele Sonegheti.
Além da efetivação da nova turma, a cerimônia foi marcada por um momento especial de reconhecimento. Gilsinho Lopes e Júlio Cezar Zordan foram homenageados com a placa “Amigos da Polícia Penal”, honraria concedida a personalidades que contribuem significativamente com o desenvolvimento e valorização da instituição.
A chegada da turma Charlie reforça o compromisso do Espírito Santo com uma política de segurança pública moderna, eficiente e comprometida com a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da proteção da sociedade.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo
Há 2 dias
Quatro vereadores da Serra são denunciados por corrupção e podem ser afastadosHá 2 dias
Manicure do ES corta unhas de cliente após calote e vídeo viralizaHá 2 dias
ES amplia uso de câmeras corporais em policiais e prevê 4,8 mil unidadesHá 2 dias
Guarda de Vitória prende em 18 minutos dupla suspeita de assaltar mulher no Centro da CapitalHá 2 dias
Secretaria de Serviços realiza ações de limpeza e pavimentação em vias de bairros de Cariacica neste sábado (16)