10/07/2025 às 21h38 - atualizada em 16/07/2025 às 20h54
142
Redacao
Vila Velha / ES
Um homem em situação de rua que ameaçava moradores de Itapuã, em Vila Velha, foi internado de forma involuntária nesta quinta-feira (10). A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo.
Conhecido nas redes sociais por intimidar motoristas e pedestres do bairro, o homem costumava pedir dinheiro nas ruas e, segundo relatos de internautas, ameaçava quem se recusava a contribuir.
A ação para a internação compulsória foi protocolada pela Associação de Moradores do bairro junto ao Ministério Público, por meio da 4ª Promotoria Cível de Vila Velha.
A promotoria solicitou à prefeitura um relatório ambulatorial e psiquiátrico do paciente em situação de rua.
Segundo o presidente da associação, Vandenilson Lima, a medida foi tomada para evitar uma nova tragédia, como a que ocorreu na Praia da Costa, quando uma mulher morreu após ser atingida dentro do carro por uma barra de ferro lançada por um homem em condições semelhantes.
O caso aconteceu em 2018. A motorista do veículo, Simone Venturini Tonani, morreu. O suspeito, um rapaz em situação de rua e usuário de drogas, foi preso
O presidente da Associação de Moradores de Itapuã, Vendenilson Lima, pediu a internação compulsória do rapaz. Foto: Divulgação
Nas redes sociais, o prefeito Arnaldinho afirmou que o homem já havia sido internado três vezes para tratamento psiquiátrico. “Durante esse período, nossas equipes das secretarias de Saúde e Assistência Social tentaram, sem sucesso, restabelecer os vínculos sociais e oferecer atendimento voluntário”, declarou.
E prosseguiu: “Situações como essa representam um dos maiores desafios sociais do nosso tempo. E, por mais que exista o desejo de agir com urgência, há um caminho legal a ser seguido. A internação involuntaria, prevista em lei, é uma medida de exceção — aplicada apenas quando há risco real à pessoa”.
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que, nesta quinta-feira (10), foi realizada a internação do paciente, após a liberação de vaga pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES). O caso segue sendo acompanhado de forma articulada pela rede de atenção psicossocial do município, com o envolvimento dos serviços responsáveis, conforme os protocolos estabelecidos.
“As abordagens durante a semana foram realizadas com o máximo de cuidado, respeitando os direitos da pessoa e considerando a complexidade do caso”, finalizou o comunicado.
FONTE: ES 360
Há 21 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 21 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 21 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 21 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 21 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa