01/07/2025 às 21h13 - atualizada em 02/07/2025 às 14h04
140
Redacao
Vila Velha / ES
Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (1º), a Ponte Mercedes Maria Fernandes, que liga os bairros 23 de Maio e Ulisses Guimarães, em Vila Velha. Com 15,8 metros de extensão, a ligação em concreto e aço fica localizada sobre o Canal do Congo e faz parte dos investimentos em macrodrenagem que vêm sendo executados no município, com repasse de recursos do Governo do Estado por meio do Fundo Cidades-Adaptação às Mudanças Climáticas.
A macrodrenagem do Canal do Congo e a drenagem e pavimentação de vias beneficiam 13 bairros da Região 5, visando ao fim de alagamentos e favorecendo a fluidez do trânsito. A ponte faz parte do conjunto dessas obras e fica localizada entre as ruas Sete de Junho e Oiti.
"Estamos realizando um investimento histórico em macrodrenagem em todo o Estado, principalmente em Vila Velha, que desde a descoberta do Espírito Santo sofre com alagamentos. Agora vivemos um novo momento. Essa ponte faz parte desse grande projeto de macrodrenagem da cidade. O Canal do Congo está passando por uma revitalização e a Ponte Mercedes Maria Fernandes é fundamental para ligar essa região e acabar com os acidentes. Uma ponte que pode parecer pequena em tamanho, mas era um pedido antigo das comunidades e isso a torna ainda mais importante para que a utiliza”, afirmou o governador Renato Casagrande, ao lado do prefeito Arnaldinho Borgo.
O acesso aos bairros Ulisses Guimarães e 23 de Maio era feito exclusivamente por outra ponte, na Rua Evaldo Braga. Com a construção da ligação inaugurada nesta terça-feira, o trânsito será alterado e as duas pontes integrarão um binário - sistema onde duas vias paralelas são transformadas em ruas de sentido único, operando em direções opostas. “É uma das soluções planejadas para ampliar a integração urbana entre os bairros e garantir mais segurança e mobilidade aos moradores da região”, acrescentou a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso.
Ainda segundo ela, os recursos repassados ao Município, por meio do Fundo Cidades, para a execução de obras de macrodrenagem do Canal do Congo, bem como a drenagem e pavimentação de vias nos bairros da região 5 superam R$ 38 milhões. “É um investimento de grande importância para proporcionarmos a uma população estimada em 70 mil habitantes qualidade de vida e proteção aos seus bens patrimoniais”, completou Emanuela Pedroso.
No total, com recursos do Fundo Cidades, o Governo do Estado já autorizou repasses de aproximadamente R$ 103,64 milhões ao Fundo de Investimentos da Prefeitura de Vila Velha para obras já entregues à população e outras ainda em execução.
FONTE: Portal Governo - ES / Assessoria de Comunicação do Governo
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana