26/06/2025 às 22h53
154
Redacao
Vila Velha / ES
Os moradores das regiões Central Serrana e Sudoeste Serrana participaram, nesta quinta-feira (26), da Audiência Pública para elaboração do Orçamento 2026 do Governo do Estado. Na ocasião, os cidadãos presentes puderam dar suas contribuições e opinar sobre a alocação dos recursos públicos estaduais para o próximo ano.
O objetivo é garantir a participação social e maior transparência na definição das áreas e iniciativas que receberão a alocação dos recursos públicos capixabas no ano de 2026. O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a importância da participação popular na construção da proposta orçamentária que será encaminhada para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
“As audiências públicas são um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade. É quando o Governo abre um canal direto com o cidadão, permitindo que cada capixaba contribua com sugestões e opiniões sobre o uso dos recursos públicos e os investimentos que devem ser priorizados. Este já é o nosso quarto encontro presencial e, para quem não puder comparecer, ainda há a possibilidade de participar de forma online, até o dia 4 de julho, por meio do site. É hora de participar e fazer parte das decisões que impactam o futuro do nosso Estado”, ressaltou Duboc.
O evento que representou as microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana aconteceu no município de Venda Nova do Imigrante. “Estamos muito felizes por Venda Nova sediar um momento tão importante de escuta e construção coletiva como essa audiência pública. Poder contribuir diretamente com as prioridades do orçamento estadual fortalece o diálogo entre o Governo e a população. Parabenizo o Estado por essa iniciativa democrática e participativa”, afirmou o prefeito anfitrião do evento, Dalton Perim.
A subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, explicou a dinâmica da plenária, momento em que a população tem participação direta, com direito à fala em microfone para opinar e questionar sobre os projetos e as ações do Governo do Estado na microrregião representada no evento. Cada cidadão tem dois minutos para fazer a manifestação. Em seguida, um representante do Governo responde à demanda apresentada num tempo de três minutos.
O próximo e último encontro presencial acontece no dia 02 de julho, a partir das 13 horas, no auditório da Faculdade UCL – Campus Manguinhos, no município de Serra. Na ocasião, serão debatidas propostas de projetos e ações para a microrregião Metropolitana.
A população de todo o Estado também pode contribuir em formato on-line pelo endereço eletrônico www.orcamento.es.gov.br até o dia 04 de julho. Ao acessar o site, o cidadão deve efetuar um login (via Acesso Cidadão ou pela conta Gov.br). Em seguida, é necessário selecionar a microrregião e a área estratégica de interesse.
Dentro de cada área estratégica, estão listadas subáreas de atuação, página em que o cidadão poderá tanto destacar as subáreas que julgar mais relevantes quanto propor uma ação que o Governo deve realizar para atender às necessidades da região. Caso a demanda proposta não esteja contemplada em uma das subáreas, é possível ainda registrar uma sugestão avulsa no campo “Quero participar, mas não encontrei a subárea”.
As contribuições colhidas servirão de subsídio para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026), que é o orçamento anual do Estado. A peça orçamentária é de responsabilidade da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e é enviada à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para análise e votação dos deputados estaduais.
Registre a sua proposta em www.orcamento.es.gov.br. Participe!
FONTE: Portal Governo - ES / Assessoria de Comunicação da SEP
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana