Quinta, 28 de março de 2024
Saúde

28/03/2020 às 18h41 - atualizada em 28/03/2020 às 18h48

347

Redacao

Vila Velha / ES

Cinco mortes no Espirito Santo por dengue nos primeiros três meses de 2020
Ao todo, são 20 mil casos notificados da doença. O número representa 69,26% da quantidade de casos registrados no mesmo período em 2019 (14.968).
Cinco mortes no Espirito Santo por dengue nos primeiros três meses de 2020
Nos três primeiros meses de 2020, ES teve cinco mortes por dengue — Foto: Getty Images via BBC

Nos três primeiros meses deste ano, o Espírito Santo registrou cinco mortes por dengue, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ao todo, são 20 mil casos notificados da doença. O número representa 69,26% da quantidade de casos registrados no mesmo período em 2019 (14.968).


Embora atualmente haja preocupação com o número de casos de novo coronavírus (Covid-19), outras doenças já conhecidas também geram alerta na área da saúde.


O pedreiro José Martins, morador do Centro de Vitória, está entre os doentes. “Eu não estou aguentando, minhas pernas ainda estão doloridas”, disse.


Além disso, a Sesa também chama atenção a chikungunya. Foram notificados, até o momento, 6.406 casos da doença no Estado. São 6.039 notificações a mais do que as registradas no mesmo período do ano passado (367).


“Senti dores, muita dor nas juntas, febre. É uma dor insuportável, que você não consegue pisar, dificuldade para segurar um copo, para lavar um prato”, descreveu a autônoma Cristina Mestri, que foi diganisticada com chikungunya.


Em Vitória, a prefeitura afirmou que mantém os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito, mas, durante a quarentena, os agentes de endemias não podem entrar nas casas.


Por isso, é muito importante que os moradores cuidem da casa e do quintal, e evitem deixar água parada.







 

É preciso evitar deixar objetos que possam acumular água aparada — Foto: Reprodução/ TV GazetaÉ preciso evitar deixar objetos que possam acumular água aparada — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

É preciso evitar deixar objetos que possam acumular água aparada — Foto: Reprodução/ TV Gazeta





Para evitar a proliferação do mosquito, basta adotar algumas medidas simples. Veja:


Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;


Tirar água dos pratos de plantas;


Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;


Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;


Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;


Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.



FONTE: G1 / https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/03/28/es-tem-cinco-mortes-por-dengue-nos-primeiros-tres-meses-de-2020.ghtml

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 7272 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês