26/06/2025 às 20h15 - atualizada em 26/06/2025 às 20h39
117
Redacao
Vila Velha / ES
O prefeito Arnaldinho Borgo foi o convidado de honra do encerramento da conferência da Jornada Integrada de Educação e Ciências (JINC), realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vila Velha. O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre estudantes, professores e servidores. Arnaldinho ministrou, na quarta-feira (25), a palestra “Vila Velha em Transformação: Planejamento com Visão de Futuro para um Município em Desenvolvimento”, apresentando os principais avanços da cidade nos últimos anos e as diretrizes para um crescimento sustentável, inclusivo e planejado.
A conferência, coordenada pelos professores Fernanda Zanetti Becall e Lauro Chagas Sá, teve como tema central “Ciência & Sociedade: conexões para um futuro em transformação”. O evento de encerramento, realizado no auditório do Ifes canela-verde, foi conduzido pelo diretor-geral do campus, Diemerson da Costa Saquetto.
O prefeito destacou que os resultados positivos da atual gestão são fruto de um modelo baseado no diálogo com a sociedade, com as lideranças políticas e com os setores produtivos, e na formação de uma equipe técnica e qualificada.
“Para construir a Vila Velha do futuro, é fundamental planejar e organizar. E foi exatamente isso que fizemos, ainda durante a campanha de 2020. Discutimos os principais problemas da cidade e, a partir daí, elaboramos um plano de governo realista, com os pés no chão, pensado para ser executado ao longo dos quatro anos de gestão. O resultado é que conseguimos alcançar 94% das metas estabelecidas, com ações concretas em todas as áreas”, afirmou.
Durante a apresentação, Arnaldinho abordou temas centrais da gestão municipal, como o uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos, com foco na governança digital; os investimentos em infraestrutura urbana que melhoram a qualidade de vida da população; os avanços na saúde, com foco em atendimento humanizado e resolutivo; a ampliação da estrutura e do acesso à educação com inclusão e inovação; as ações voltadas à sustentabilidade e preservação ambiental; a segurança integrada como prioridade; os programas de assistência social e inclusão; além do fortalecimento do orçamento público e da atração de investimentos.
Após destacar que o primeiro mandato foi marcado pela entrega de obras e ações que atenderam a demandas históricas da população, ele resumiu a nova fase da gestão com uma frase que representa sua visão para o futuro: “Agora é a vez do extraordinário.”
Um dos principais desafios enfrentados pela gestão, segundo Arnaldinho, foi o combate aos alagamentos.
“Com diálogo e parceria com o governo do Estado, investimos mais de R$ 1 bilhão em obras de macrodrenagem, que ainda estão em andamento. Já construímos e entregamos seis novas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), responsáveis por bombear a água acumulada na cidade diretamente para o mar, evitando alagamentos. Também implantamos novas galerias e canalizamos diversos canais para garantir o escoamento mais rápido das águas da chuva até as estações. As cenas de alagamentos frequentes, que causavam perdas para famílias duas ou três vezes por ano, ficaram no passado”, destacou.
O prefeito lembrou ainda que outras três Ebaps estão em construção: nos bairros Bigossi, Parque das Gaivotas e Pontal das Garças. E reforçou que o sistema de acionamento das bombas é feito em tempo real, o que garante resposta rápida e eficiente para evitar o acúmulo de água durante os períodos de chuva.
Ao abordar a modernização da gestão pública, Arnaldinho enfatizou os avanços na cultura organizacional, na digitalização de processos e no fortalecimento da transparência administrativa. Segundo ele, essas medidas foram decisivas para transformar Vila Velha em uma cidade mais moderna, dinâmica e geradora de oportunidades.
“Vila Velha era conhecida como cidade dormitório. As pessoas amavam morar aqui, mas precisavam sair para encontrar melhores oportunidades de trabalho em outros municípios. Essa realidade mudou, e mudou rapidamente. Antes, o município afastava os empreendedores; hoje, é o que mais gera empregos no Espírito Santo e tem o menor tempo de abertura de empresas no Estado. Isso é resultado da tecnologia que implementamos e do esforço para simplificar processos e atrair investimentos. Assim, transformamos Vila Velha no melhor ambiente de negócios do Espírito Santo”, afirmou o prefeito.
Entre 2021 e 2024, Vila Velha gerou 20.702 novos postos de trabalho com carteira assinada, consolidando seu protagonismo econômico.
Após a palestra, Arnaldinho respondeu a perguntas da plateia, que demonstrou interesse pela atuação da gestão municipal e pelos rumos da cidade.
Ao reconhecer o comprometimento de Arnaldinho com a cidade e sua sensibilidade para governar, o diretor-geral do campus, Diemerson Saquetto, questionou sobre a importância de contar com uma equipe de secretariado qualificada. Ele respondeu:
“A palavra-chave da nossa administração é diálogo. Mas o sucesso da administração é a equipe que a gente montou, técnica e qualificada. E eu cobro, acompanho tudo de perto. Quando digo que ‘o olho do dono é que engorda o gado’, é porque, mesmo com a melhor equipe, se o gestor não estiver presente, direcionando, apoiando e ajudando a alcançar os objetivos, o resultado não vem. Estou ao lado da equipe o tempo todo. Vivo a administração porque vivo a cidade.”
Ao final do evento, Diemerson Saquetto também agradeceu a presença do prefeito e ressaltou a relevância do investimento em educação como caminho para o desenvolvimento social e humano.
“Uma educação alicerçada na realidade é sinônimo de uma educação cidadã. O Ifes tem compromisso com a cidade de Vila Velha. Uma palestra do prefeito Arnaldinho Borgo vem abrilhantar reflexões que evocam na comunidade acadêmica o compromisso com a cidadania e a potência de um futuro que temos esperança ser cada dia melhor. Arnaldinho transformou a nossa cidade… temos que ter mais esperanças para transformar também a nossa realidade”, ressaltou.
FONTE: Prefeitura de Vila velha - Secretaria de Gabinete do Prefeito
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana