06/06/2025 às 20h16 - atualizada em 07/06/2025 às 23h44
165
Redacao
Vila Velha / ES
O deputado Dr. Bruno Resende (União) quer a criação de diretrizes específicas para o atendimento, na rede estadual de saúde, de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e de infarto agudo do miocárdio. Ele acredita que a medida será capaz de melhorar de forma significativa o socorro aos pacientes, reduzindo a mortalidade e o desenvolvimento de sequelas.
O Projeto de Lei (PL) 236/2025 propõe que sejam elaborados protocolos de tratamento e instituída uma rede de atendimento nas unidades de atenção primária, pré-hospitalar (UPA e Samu) e nos serviços de reabilitação intra-hospitalares. Para o autor, apesar de existirem tratamentos eficazes, ainda há lacunas no acesso a esses tratamentos pela falta de existência de uma linha de cuidados.
A iniciativa também prevê campanhas de conscientização sobre fatores de risco – hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, entre outros – e estratégias de controle por meio, por exemplo, de estímulo ao hábito da população em monitorar a pressão arterial e tomar vacinas.
Dr. Bruno explica que imunizar contra influenza é fundamental para evitar infarto agudo do miocárdio, já que o vírus da gripe pode debilitar o corpo a ponto de resultar em ataque cardíaco.
Qualidade de vida
“Além disso, é essencial incluir programas de educação e orientação à população sobre alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e a importância de realizar os exames de rotina”, alerta Dr. Bruno, que é médico oncologista e presidente da Comissão de Saúde.
De acordo com a matéria, a linha de cuidados especiais será implementada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a quem caberá também capacitar os profissionais da área no sentido de identificar rapidamente os sintomas de AVC e infarto.
Também deverão ser disponibilizados equipamentos adequados, como unidades de emergência dispondo de tecnologias de ponta na realização de exames de imagem e eletrocardiograma.
Socorro imediato
No projeto – que passará pelo crivo dos colegiados de Justiça, Saúde e Finanças –, Dr. Bruno explica que tanto no AVC como no infarto de miocárdio o socorro deve ocorrer de forma imediata para evitar a morte ou sequelas graves na vítima.
“É preciso que estes pacientes tenham prioridade nas unidades de pronto atendimento e nos hospitais, com o suporte necessário para procedimentos de trombólise, angioplastia e outros tratamentos essenciais”, esclarece.
Acompanhe a tramitação e o conteúdo na íntegra do PL 236/2025
FONTE: Portal Assembleia Legislativa - ES
Há 10 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 10 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 10 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana