02/06/2025 às 12h15 - atualizada em 03/06/2025 às 21h36
164
Redacao
Vila Velha / ES
Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo quer acender o sinal de alerta em hospitais, clínicas e instituições de assistência social. A proposta obriga que esses locais informem imediatamente à Polícia Civil sempre que receberem um paciente que não consiga fornecer seus dados pessoais. A iniciativa é do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos).
O projeto, protocolado sob o número 234/2025, vale tanto para estabelecimentos públicos quanto privados. A ideia é evitar que pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de acidentes, abandono ou crises de saúde mental, passem despercebidas pelo sistema. Segundo o deputado, a medida também pode ajudar na identificação de desaparecidos.
“Temos visto um aumento de casos em que pessoas dão entrada em unidades de saúde sem qualquer identificação. Isso compromete o atendimento, atrasa a localização de familiares e dificulta qualquer tipo de acompanhamento posterior”, afirma Meneguelli, na justificativa do texto apresentado à Casa.
A proposta define como “sem identificação” qualquer paciente que, por algum motivo, não consiga informar nome completo, documentos ou dados mínimos que permitam saber quem é. O deputado argumenta que a comunicação com a polícia pode agilizar a identificação dessas pessoas, permitindo uma resposta mais rápida do Estado e diminuindo a angústia de famílias que não sabem onde estão seus entes queridos.
O projeto precisa passar por cinco comissões da casa: Justiça, Saúde, Assistência Social, Segurança e Finanças. A expectativa de Meneguelli é que o tema avance com o apoio dos colegas. “É uma questão de humanidade. Estamos falando de pessoas que muitas vezes estão desacordadas, feridas, perdidas, e não têm voz naquele momento”, reforça.
FONTE: ES HOJE
Há 23 horas
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direitoHá 23 horas
Moraes revoga parte das medidas cautelares contra o senador Marcos do Val como o uso de tornozeleiraHá 24 horas
Messias Donato cobra esclarecimentos ao MEC sobre a ausência de livros didáticosHá 24 horas
Setembro começa com mais de 1.200 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de CariacicaHá 24 horas
Estão abertas inscrições para aulas gratuitas de ioga na Praia da Costa