13/01/2025 às 22h01
170
Redacao
Vila Velha / ES
Mais um indicador nacional mostra o resultado dos investimentos realizados na Segurança Pública da capital. Vitória é a segunda capital do Brasil com mais agentes da Guarda Municipal por habitante. São 130,4 profissionais a cada 100 mil habitantes. O segundo lugar no ranking coloca Vitória a frente de todas as capitais do Sudeste. A liderança ficou com o município de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O levantamento foi feito pela Fiquem Sabendo, uma organização sem fins lucrativos especializada no acesso à informações públicas, e divulgado pelo jornal O Globo. Os dados foram levantados através das informações sobre o efetivo disponibilizado pelas próprias prefeituras via Lei de Acesso à Informação, e dados do Censo 2022.
O secretário Municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, comemora o indicador e fala sobre a importância dos investimentos na segurança pública da capital, através da Guarda Civil Municipal.
"Com os investimentos realizados em tecnologia, o maior número de agentes e com a ampliação da inteligência para que a gente possa melhorar a qualidade das ações da Guarda, nós esperamos melhorar ainda mais esses indicadores, avançando numa Vitória cada vez mais segura", destacou o secretário.
E os investimentos para melhorar a capacidade operacional da Guarda continuam sendo realizados. Os mais recentes incluem a ampliação da frota de viaturas, a aquisição de novos equipamentos e a modernização das bases da Guarda Municipal. A instituição formará mais 100 guardas municipais, após 14 anos sem concurso público para o ingresso de novos guardas.
Além disso, a implementação de projetos inovadores, como o SOS Comércio e o Botão Escolar, têm proporcionado novas formas de proteção para comerciantes e estudantes, ligando-os diretamente à Guarda em situações de emergência.
Além do investimento em equipamentos e na infraestrutura da Guarda Civil Municipal, o órgão está se adaptando ao que há de mais inovador. Desde 2024, a GCM utiliza inteligência artificial junto às câmeras de monitoramento da cidade. Capaz de captar comportamentos atípicos, de veículos ou de pessoas, o software permite, por exemplo, detectar colisões e veículos quebrados em ruas e avenidas o mais rápido possível. Também é possível detectar ações criminosas ou suspeitas, realizar buscas a carros roubados ou envolvidos em delitos em horas de gravações de câmeras de monitoramento.
"É um sistema extremamente moderno e que amplia a capacidade operacional da Guarda de Vitória, consequentemente, gerando maior sensação de segurança aos moradores e visitantes da capital. É um recurso que poucas instituições possuem e que devemos ampliar ainda mais este ano", detalhou Amarílio Boni.
Atualmente, o recurso está acoplado em 104 câmeras distribuídas pelas nove regiões administrativas da Capital. O software é gerenciado pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória que também é responsável pelo total de 1118 câmeras na cidade.
FONTE: Portal Prefeitura Municipal de Vitoria-ES
Há 6 horas
Cariacica realiza cadastramento de famílias da antiga Fazenda Itanhenga nesta sexta-feira (4)Há 12 horas
Restaurante Popular de Vitória já tem data para reabrirHá 12 horas
Acidente na Rodovia do Contorno deixa um morto e três feridosHá 12 horas
Após uma semana de Avenida Inteligente, tempo no trânsito diminui até meia hora na Eldes ScherrerHá 12 horas
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio desmente boatos sobre remoções e garante regularização fundiária na Fazenda Itanhenga