Sexta, 12 de julho de 2024
Geral

09/07/2024 às 14h22

91

Redacao

Vila Velha / ES

Comissão de Infraestrutura vai debater falta de água em Linhares
O encontro foi proposto pelo deputado Lucas Scaramussa
Comissão de Infraestrutura vai debater falta de água em Linhares
Imagem: Pixabay

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia do Espírito Santo Legislativa (Coinfra) realiza audiência pública na próxima quinta-feira (11), às 18h30, na Câmara Municipal de Linhares para debater a recorrente falta de água em diversos bairros do município. O encontro foi proposto pelo deputado Lucas Scaramussa (Podemos), que apresentou o Ofício nº 076/2024 pedindo a presença do colegiado na cidade.


Morador de Linhares, Scaramussa recebeu muitas reclamações relatando o problema causado pelo desabastecimento em centenas de residências e imóveis comerciais. Por esse motivo, o deputado acionou a Comissão de Infraestrutura junto do deputado Alexandre Xambinho (Podemos). 


“Não foi uma ou duas vezes que esse serviço deixou a desejar. E a situação não está concentrada em um bairro, mas em várias partes da cidade. Minha casa mesmo já ficou muitas vezes sem água e não há uma posição dos órgãos competentes informando de quando haverá uma solução definitiva”, reclamou o Scaramussa.


Segundo o presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Alexandre Xambinho, algumas reclamações chegaram ao colegiado, relatando, por exemplo, que quando falta energia os moradores de determinadas localidades ficam até cinco dias sem abastecimento de água.  


Problema antigo


Os veículos locais noticiam há muito tempo a falta d’água em Linhares. Na maioria das vezes, os motivos se repetem, como falhas na rede elétrica, falta de manutenção de equipamentos e estrutura obsoleta.


Em uma pesquisa rápida, pode-se encontrar situações ocorridas em 2020 e, com maior recorrência, nos últimos dois anos.


Visita técnica


Além da audiência, há a intenção de realizar visitas técnicas às obras e a estrutura de captação e distribuição de água de Linhares, administradas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com a presença de representantes de instituições com experiência no setor, como o Ifes, o Crea-ES e a Cesan. Para isso, foi protocolado o Ofício nº 50/2024, solicitando acesso aos espaços, que até o momento não foi respondido pela autarquia.


A proposta do colegiado, a partir das visitas e da reunião desta quinta-feira (11), é contribuir para a elaboração de um novo plano de saneamento básico para o município. 


A participação de cidadãos afetados é importante para que os problemas sejam relatados, debatidos e solucionados, comentou Xambinho. Para o deputado Lucas Scaramussa a audiência irá esclarecer os moradores e ouvir pareceres técnicos fundamentais para solucionar o problema o mais breve possível.

FONTE: Noticias Capixaba

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados