Sexta, 12 de julho de 2024
Política

02/06/2024 às 15h35

175

Redacao

Vila Velha / ES

Cinco novos vereadores tomam posse em Cariacica nesta terça-feira
Até agora sem representação feminina, a Câmara passará a ter Ilma Chrizostomo e Zeti Araújo
Cinco novos vereadores tomam posse em Cariacica nesta terça-feira
Divulgação

A Câmara de Cariacica terá cinco novos vereadores a partir desta terça-feira (28). Com a recontagem dos votos das eleições 2020, tomarão posse Zeti Araújo (PSB); Marcos Manoel de Lyrio, o Palhinha (PCdoB); Rogério Nunes (sem partido); Ronildo Andrade (União) e Ilma Chrizostomo Siqueira (MDB). A diplomação foi imediata e a cerimônia de posse será em sessão realizada às 15h.


Perdem seus cargos César Lucas (PV), Marcelo Zonta (Cidadania), Mauro Durval (Cidadania), Juarez do Salão (PMN) e Juquinha (PMN). A recontagem dos votos foi determinada pelo desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES). A decisão foi resultado da denúncia de fraude no sistema de cotas para mulheres. Inclusive, a Casa de Leis, até agora totalmente masculina, passará a contar com duas mulheres: Ilma Chrizostomo Siqueira e Zeti Araújo.


Ambas afirmam que muitos acreditavam que o processo sobre a fraude não surtiria resultados. "Mesmo que não desse certo, acredito que serviria de conscientização para os partidos e para as mulheres que se permitem ser usadas por esses partidos", diz Zeti. Ilma relata que sabia que "mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer". "A gente estudou o processo, acompanhou, as provas eram contundentes", destaca.


A decisão que mudará a composição na Câmara foi unânime no TRE/ES, em julgamento no dia 13 de maio. A fraude na cota de gênero foi cometida pelas chapas do Cidadania, PV e PMN. O pedido de recontagem ocorreu porque, logo após as eleições, foi verificado que várias mulheres que haviam sido candidatas tiveram votação zero e não fizeram campanha, nem prestação de contas.

De acordo com o advogado de Ilma, Gelianderson Chrizostomo Siqueira, houve até caso de mãe e filha concorrendo à Câmara, com a filha declarando apoio abertamente para a mãe, além de candidatas que declararam apoio a outros, inclusive, com gravação de vídeos nas redes sociais.


A diplomação imediata e a posse já na próxima quarta-feira contrariam a expectativa de Gelianderson, que acreditava que os novos vereadores seriam empossados após o feriado de Corpus Christ. Para a previsão, ele tomou como base o fato de a Justiça Eleitoral ser mais célere e a experiência de outros municípios, como Vila Velha, que também passou pelo mesmo processo em fevereiro último. Portanto, a celeridade do processo foi ainda maior do que ele imaginava.

FONTE: Século Diario

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados