Segunda, 27 de maio de 2024
Política

06/05/2024 às 22h03

111

Redacao

Vila Velha / ES

Pré-candidatos a prefeito articulam chapa de oposição em Itapemirim
Paulinho da Graúna, Alex Wingler e Thiago Peçanha tentam chegar a consenso; meta é ampliar aliança
Pré-candidatos a prefeito articulam chapa de oposição em Itapemirim
Redes Sociais

Três pré-candidatos a prefeito de Itapemirim tem dialogado para formar uma chapa única de oposição no município do litoral sul do Estado: Paulinho da Graúna (Republicanos), Alex Wingler (Podemos) e Thiago Peçanha (PSB). A intenção, segundo informações do mercado local, é ampliar a aliança para além dos três, de forma a ganhar força contra o atual prefeito, Doutor Antônio (União).


Paulinho é da comunidade quilombola da Graúna, e está em seu terceiro mandato parlamentar, o segundo presidindo a Casa. Na eleição de 2020, recebeu pouco mais de 1 mil votos, ficando como o quinto mais votado. Desde o fim do ano passado, ele tem buscado estabelecer um palanque próprio visando a disputa pela prefeitura. O vereador tem dito que é um nome do grupo do ex-deputado estadual Erick Musso, que preside o Republicanos no Espírito Santo, e que os diretórios municipais do Avante e do Cidadania estão em seu apoio.


Alex Wingler, por sua vez, é secretário municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, pasta que também já ocupou em Itapemirim. Wingler e Paulinho já vem dialogado há algum tempo, mas não há consenso ainda sobre quem entraria como vice e qual seria o cabeça de uma eventual chapa formada pelos dois.


Thiago Peçanha, por sua vez, é ex-prefeito de Itapemirim, cassado em 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de estar inelegível por oito anos, ele tem agido como um pré-candidato em 2024 e continua tendo bastante força política no município.


Resta saber, agora, como se posicionarão os demais pré-candidatos a prefeito de Itapemirim. João Bechara (PSDB) é um vereador de oposição. O dentista Geninho Bechara (PDT), por sua vez, é um dos que mais tem investido na pré-campanha. Recentemente, divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparece correndo pelas ruas de sua cidade, que acabou se tornando um meme.


No último fim de semana, Geninho marcou presença no evento de lançamento da chapa governista de Marataízes, município vizinho, formada por Luiz Almeida (Republicanos) e Cris da Saúde (PSB). O dentista estaria procurando apoio junto ao prefeito de Marataízes, Tininho Batista (PSB), que, até onde se sabe, é um aliado de Paulinho da Graúna.


Outros três pré-candidatos a prefeito de Itapemirim deverão manter suas candidaturas em qualquer cenário. Um deles é o atual prefeito, Doutor Antônio, que tem reiterado seu desejo de se reeleger, desta vez para um mandato de quatro anos – tendo em vista que assumiu em 2022. Antônio espera contar com o apoio do governador Renato Casagrande (PSB), de quem é aliado.


Já o empresário bolsonarista Vinícius Viana (PL) deverá entrar na disputa como uma figura ligada aos comerciantes de Itapaiva e Itaoca, dois distritos de Itapemirim. O Professor Jésus (Psol), por sua vez, que foi candidato a vice-prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2020, representará a União das Esquerdas Sul Capixaba (Uesc) na disputa majoritária de outubro.

FONTE: Século Diário

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 14280 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês