Segunda, 27 de maio de 2024
Geral

03/05/2024 às 12h12

118

Redacao

Vila Velha / ES

Patinetes movimentam Vila Velha. E Vitória, vai ter?
Vitória oferece as bicicletas compartilhadas, que também são uma opção de transporte sustentável, saudável e não poluente.
Patinetes movimentam Vila Velha. E Vitória, vai ter?
Patinetes elétricos. Foto: FreePik

Os moradores e turistas de Vila Velha agora têm novamente à disposição os patinetes elétricos compartilhados como uma alternativa de locomoção. O modal já se destacou como uma atração ao longo da orla do município na primeira semana de retorno.



Em relação a Vitória, surge a questão: haverá uma nova oportunidade para aluguel de patinetes na capital? De acordo com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), não há atualmente nenhum processo de licitação ou concessão em andamento para a operação de patinetes.



 

Desde março do ano passado, a empresa FlipOn suspendeu o serviço em Vitória devido ao mau uso e o vandalismo praticados contra os patinetes elétricos compartilhados. Agora, a Prefeitura de Vitória destaca que a cidade oferece espaços para uso dos patinetes (particulares) para incentivar que as pessoas utilizem cada vez mais o transporte alternativo e sustentável, deixando de utilizar veículos maiores para deslocamentos em pequenas distâncias, porém, dentro de critérios estabelecidos para que a segurança seja considerada.


A prefeitura orienta que os usuários do modal devem seguir a resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o decreto 17.950 do município de Vitória, onde proíbe a circulação de patinetes elétricos nas vias destinadas ao tráfego de veículos automotores, com exceção dos dias em que essas vias são fechadas pelo poder público, destinando-as para lazer da população. Os usuários só podem trafegar em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclovias e ciclofaixas, seguindo essas condições:


I- velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;
II – velocidade máxima de 20km/h em ciclovias e ciclofaixas.


Vitória oferece as bicicletas compartilhadas, que também são uma opção de transporte sustentável, saudável e não poluente. Atualmente, o Bike Vitória conta com cerca de 200 mil usuários cadastrados. A atual gestão ampliou a malha cicloviária e o número de estações. Atualmente, são 35 estações destinadas a adultos e três dedicadas a crianças, que ficam na orla. O sistema possui 230 bicicletas adultas disponíveis e, para a alegria dos pequenos, 30 bicicletas infantis.


O Bike Vitória já teve mais de 1,8 milhão de viagens realizadas por adultos e mais de 26 mil viagens feitas por crianças. Aproximadamente 640 toneladas de gases poluentes foram evitadas graças ao projeto.


No último ano, foram instaladas novas estações em Jardim Camburi, na avenida Nossa Senhora da Penha, na Enseada do Suá (Aquaviário) e na Praça de Itararé.

FONTE: ES 360

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 14423 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês