Sábado, 04 de abril de 2020
+19788797768
Religião

18/03/2020 às 22h12

190

Redacao

Vila Velha / ES

Preocupação com o coronavírus muda rotina em igrejas no ES e missas são transmitidas online
Em algumas paróquias, missas estão sendo transmitidas ao vivo pelas redes sociais. Na Igreja Batista, a orientação é que os cultos sejam suspensos pelo prazo de 15 dias.
Preocupação com o coronavírus muda rotina em igrejas no ES e missas são transmitidas online
Foto: Reprodução

O risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) também alterou a rotina nas igrejas do Espírito Santo. Sob a recomendação de evitar aglomerações, algumas instituições têm orientado os fiéis a acompanharem as missas e celebrações através das redes sociais. Na Igreja Batista, a orientação é que os cultos sejam suspensos pelo prazo de 15 dias.





Na Igreja Católica, o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, divulgou, nesta terça-feira (17), um decreto com uma série de recomendações. Eventos, reuniões, mutirões de confissão e crismas estão temporariamente suspensos. Veja:




 



  • Missas e outras celebrações litúrgicas poderão ser realizadas de modo mais breve

  • Missas e celebrações serão transmitidas pelas redes sociais das paróquias

  • A recomendação é que encontros, assembleias, seminários, catequese, procissões e outros eventos sejam suspensos

  • Crismas agendadas ficam suspensas e serão posteriormente remarcadas

  • Ficam suspensos os mutirões de confissões nas comunidades paroquiais


 






 

Igreja do Carmo, no centro de Vitória. — Foto: Paula Barreto/Divulgação PMVIgreja do Carmo, no centro de Vitória. — Foto: Paula Barreto/Divulgação PMV

Igreja do Carmo, no centro de Vitória. — Foto: Paula Barreto/Divulgação PMV





 



Missas e celebrações online



 




Os párocos, junto aos agentes da Pastorais de Comunicação, estão se organizando para transmitir as missas pelas redes sociais. Na Rádio América 91.9, as transmissões são diárias. Veja os horários das transmissões em cada paróquia:




 



Área Pastoral Vitória



 




Paróquia São José, Maruípe




A Paróquia está em Novena do padroeiro com transmissão ao vivo, às 19h, todos os dias, através de suas redes sociais.




No entanto, desde terça-feira (17), a novena segue sem a participação da assembleia, sendo assim até o dia 22. As redes sociais da paróquia são: youtube/paroquiasaojosemaruipe e facebook.com/saojosemaruipe.




Após a novena, a transmissão das missas será às 19h, aos domingos, através do endereço youtube.com/paroquiasaojosemaruipe.




 



Área Pastoral Serra/Fundão



 




Paróquia Bom Pastor, Nova Carapina I




Na Paróquia, as missas serão transmitidas às 19h, aos sábados e domingos, através da página no Facebook Paróquia Bom Pastor NC.




 



Área Pastoral Vila Velha



 




Paróquia Nossa Senhora da Glória, Glória




As missas aos domingos, nos horários de 7h e 19h30, terão transmissão pelo Instagram @pnsgloriavv e facebook.com/ParoquiaNossaSenhoradaGloriaVV.




Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa




Serão transmitidas as missas de terça-feira, às 19h30; de quarta, às 12h e às 19h30; e de quinta, às 19h30, pelo instagram do padre Anderson Gomes.




Pelo Facebook, serão exibidos diariamente o Terço da Misericórdia e, aos domingos, as missas das 19h30.




 



Área Pastoral Benevente



 




Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Guarapari




A Paróquia Nossa Senhora da Conceição vai fazer, aos domingos, a transmissão ao vivo da missa, às 19h, por meio das redes sociais da paróquia: @pnscguarapari e facebook.com/pnscguarapari.




Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Meaípe




A missa das quartas-feiras e dos sábados serão transmitidas ao vivo pelo Instagram e Facebook da paróquia.




 



Festa da Penha



 




As medidas de prevenção ao vírus afetaram até a Festa da Penha, terceira maior festa mariana do Brasil, que acontece sempre em abril.




Diante da ameaça de proliferação do coronavírus, este ano o evento vai acontecer no formato virtual, conforme já havia sido previsto.




O Oitavário e as missas serão transmitidas nas diversas plataformas digitais, e as romarias transferidas para outras datas.




A decisão foi tomada na tarde de segunda-feira (16) pela Comissão Organizadora da Festa da Penha.




 



Igreja Batista



 




A Diretoria da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo resolveu orientar as igrejas ligadas à instituição que suspendam os cultos para ajudar no controle ao avanço do coronavírus por pelo menos 15 dias.




No Estado, são 722 igrejas, 862 pastores filiados a ordem de pastores e 83 mil batistas nos 78 municípios. Algumas já fazem transmissão online dos cultos.




A orientação é para que cada igreja e congregação observe as regras municipais e estadual sobre a questão de limite do número de pessoas em aglomeração como cultos, encontros e reuniões, e demais orientações, de tal forma que seja reduzido o risco de contaminação, sobretudo as medidas de prevenção à disseminação anunciadas pelo Governo do Estado.




"Reconhecemos tratar-se de medidas para um tempo de exceção, para as quais antecipamos nossa gratidão pela adesão de toda a liderança e de todo nosso povo, bem como, de cooperação com a autoridades pelo bem da nação brasileira.Conclamamos, igualmente, toda a nossa comunidade para unir-se em oração ao nosso Deus, estabelecendo os horários de 6h, 12h e 18h clamando para que esse flagelo seja em breve superado e que as lições dessa dura experiência sejam apreendidas", diz a nota.




 



Maranata



 




A Igreja Cristã Maranata também divulgou que as atividades presenciais, incluindo cultos, estão suspensas por tempo indeterminado. Os cultos online serão mantidos e transmitidos pelas plataformas oficiais, às 19h30.



FONTE: G1 / g1.globo.com/es

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Religião

Religião

Blog/coluna Notícias de Religião do Brasil e do Mundo cristão, política, missões, opinião com viés conservador, estudos bíblicos e música gospel.
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 103988 ) Pessoas vizitaram esse site voce ja visitou 1 vezes