Segunda, 29 de abril de 2024
Geral

01/03/2024 às 23h28 - atualizada em 01/03/2024 às 23h57

502

Redacao

Vila Velha / ES

Homem fura lona do Terminal de Itaparica durante chuva e vai parar na delegacia
De acordo com o videomonitoramento da Ceturb-GV, a área já estava isolada pela empresa responsável pela manutenção do terminal
Homem fura lona do Terminal de Itaparica durante chuva e vai parar na delegacia
Foto: redes sociais

Um homem usou um instrumento cortante para furar a lona que cobre o Terminal de Itaparica, em Vila Velha, na noite desta sexta-feira (1), durante o temporal que atingiu a Grande Vitória. Como resultado, a lona rasgou e três pessoas, incluindo ele, levaram um banho de água acumulada na cobertura. O rapaz foi levado para a delegacia, segundo a Ceturb-GV. 


Nas imagens enviadas ao Folha Vitória, a lona aparece completamente inchada por conta do grande volume de água.  


Em um outro vídeo que circulou pelas redes sociais, um homem aparece com uma espécie de lâmina tentando perfurar a lona para escoar a água. Em seguida, a cobertura se rompe e pelo menos três pessoas, incluindo ele, levam um banho de água. Veja o vídeo:



A Ceturb-ES informa que a empresa contratada para o reparo de toda a cobertura do Terminal de Itaparica estava atuando no local, no momento da chuva, e já tinha isolado a área onde houve acúmulo de água.


Ainda segundo a Ceturb, as imagens de videomonitoramento interno mostraram que um usuário do terminal pegou uma faca na mochila, ignorou o isolamento do local, perfurando a lona. A vigilância acionou a Polícia Militar e o homem foi encaminhado para a delegacia. 


Crea-ES fez vistoria no terminal


No dia 19 de fevereiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou uma vistoria no Terminal de Itaparica, onde foram encontradas avarias na membrana tensionada que cobre o local.


De acordo com o Crea, muitos pontos estão cobertos de forma improvisada, utilizando cola e adesivo. Além disso, há rasgos de mais de três metros de comprimento na estrutura. 


"Os locais onde já haviam sido feitas manutenções, próximos dos reparos da manta, foram novamente danificados. Há uma empresa trabalhando no local. Solicitaremos ao órgão responsável uma cópia do laudo que está sendo elaborado, os nomes e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos responsáveis. Vamos apurar também se houve manutenção preventiva periódica e se, por ventura, ocorreram falhas nessas manutenções”, afirmou o representante do Conselho. engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho Giuliano Battisti.

Veja o que o Crea-ES flagrou na vistoria no terminal:


Fotos:Crea-ES/Divulgação


 


Fotos:Crea-ES/Divulgação


Fotos:Crea-ES/Divulgação


Fotos:Crea-ES/Divulgação


Fotos:Crea-ES/Divulgação


Fotos:Crea-ES/Divulgação


Fotos:Crea-ES/Divulgação


 


De acordo com o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, os problemas no terminal já persistem desde 2021 e neste período houve, pelo menos, três episódios de rompimento das estruturas.


“Em todos esses momentos, o Crea-ES fiscalizou, vistoriou e orientou os responsáveis para a necessidade de uma solução definitiva visando a segurança dos frequentadores do espaço. No entanto, nos primeiros dois meses de 2024, a estrutura voltou a ceder por causa das chuvas, rompendo e provocando vazamentos e alagamentos no piso”, disse.

A Ceturb-ES informou, no último dia 16, que a reforma da cobertura do Terminal de Itaparica vai custar R$ 2,5 milhões


Após a obtenção de um laudo técnico, uma empresa foi contratada para fazer o serviço de reparo de toda a cobertura, que inclui a soldagem de equipamentos, consertos na membrana danificada, distensionamento e tensionamento de toda estrutura, além da execução das manutenções preventivas e corretivas, vistoria dos cabos e soldas, e limpeza das membranas.


Local sofreu outros rompimentos ao longo dos anos


O "novo terminal de Itaparica" foi entregue à população no dia 22 de janeiro de 2021, em uma obra onde foram investidos R$ 12,2 milhões na reconstrução. O local ficou fechado desde julho de 2018 por conta de problemas na estrutura do telhado.


Além disso, em dezembro de 2020, a cobertura cedeu ainda durante a construção, antes mesmo das obras no terminal serem finalizadas.


Na época, o DER-ES informou que a cobertura ainda não havia sido totalmente instalada e a membrana estava sendo tensionada, ou seja, nos pontos em que ainda não "tensionou" poderia acontecer isso.


Desde a data, foram registrados alguns rompimentos na lona da cobertura. Um deles foi registado no dia 12 de janeiro de 2023. Na data, o local cedeu com a água acumulada.


Já no dia 22 de janeiro de 2024, a estrutura também não aguentou o peso da água acumulada e também foi rasgada. Por conta do problema, as atividades foram canceladas em duas plataformas das linhas 585 e 593. 


E um outro rompimento foi registrado no dia 29 de janeiro deste ano, após as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória.

FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/03/2024/mais-uma-vez-lona-do-terminal-de-itaparica-rasga-novamente-por-conta-da-chuva

Veja também
Facebook
© Copyright : Todos os direitos reservados ( 79689 ) Pessoas que vizitaram esse site este mês