24/11/2023 às 22h31
613
Redacao
Vila Velha / ES
Licenciamento ambiental da nova ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta sairá em janeiro. O investimento, a ser realizado pela Vale, prevê 100 km de estrada de ferro. O prazo de execução é de 60 meses e as obras vão custar R$ 6 bilhões. O traçado passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.
A apresentação das novidades aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) com a participação de mais de 150 pessoas no 18º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila). A ferrovia que será construída pela Vale e promete movimentar a economia municipal e estadual.
Danielle Pinto, gerente de Regulatório da Vale, apresentou o projeto que a empresa está desenvolvendo. “A ferrovia vai sair de Santa Leopoldina e vai até a Samarco, em Ubu, Anchieta, passando por Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari. Os próximos passos são o licenciamento ambiental e as desapropriações. Serão mais de 1.500 contratações”.
Ainda segundo Danielle, essa iniciativa é um compromisso da empresa e que traz benefícios para todos. “Uma vez que a empresa ganha com a interação com a comunidade, que é um valor da Vale, e o Estado e o município de Vila Velha com o desenvolvimento do Sul do Estado”.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou que o desenvolvimento da Região 5 será nítido com a chegada do projeto da Vale. “Cinquenta e quatro por cento de Vila Velha é rural e faz parte da Região 5, ou seja, ainda temos espaço para construir ordenadamente o município. Entendemos que são necessárias várias frentes. Estamos com o projeto para fazer a segunda ponte sobre o Rio Jucu, a fim de ter o pleno escoamento da Região 5. Também vamos dar início a uma Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e dialogamos com quem quer investir em Vila Velha. Acreditamos no desenvolvimento e no planejamento estratégico e isso traz bons frutos”.
Ainda de acordo com o prefeito de Vila Velha, a cidade está preparada para contribuir com o andamento do projeto da Vale para que a instalação da ferrovia seja o mais breve possível, além de disponibilizar mão de obra para fazer a construção e manutenção do ramal.
FONTE: ES 360
Há 15 horas
Bike Fix: Viana aposta na mobilidade sustentável com projeto inovador, o prefeito de Viana Wanderson Bueno fala sobre o projeto.Há 16 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 16 horas
Guarda prende homem procurado por estelionato após reconhecimento facialHá 16 horas
Estacionamento no Mercado Municipal de Cariacica será 100% gratuito a partir desta sexta-feira (29)Há 16 horas
Centro do Empreendedor leva crédito e oportunidades para pequenos negócios em Nova Bethânia - Viana