02/05/2023 às 07h43
281
Redacao
Vila Velha / ES
Recentemente, um novo serviço de cirurgia foi disponibilizado no Espírito Santo, mas muitas pessoas ainda não conhecem. É a cirurgia para correção de fissura labiopalatina, ou lábio leporino como também é conhecido. O tratamento é ofertado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória.
A condição é comum em recém-nascidos que possuem uma abertura no lábio, que pode se estender para o nariz ou para o céu da boca. Um a cada 550 bebês nascem com essa fissura, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Desde quando a especialidade chegou ao estado, já foram 200 pacientes acolhidos.
A coordenadora de cirurgia plástica do hospital infantil, Rosalie Torrelio, conta que a primeira cirurgia deve ser realizada logo nos primeiros meses de vida da criança e o tratamento precisa do envolvimento de mais de uma especialidade.
“É um tratamento muito longo. Essa criança vai ser acompanhada na infância, adolescência até a fase adulta. Tem toda uma equipe, não só de médicos, mas de dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros para atender essa criança de essa família”, conta a cirurgiã.
A cirurgiã explica também que é importante fazer o tratamento o quanto antes para evitar complicações futuras tanto físicas quanto psicológicas.
“Por exemplo, uma criança que tem uma alteração um pouco maior nos lábios, pode comprometer o nascimento dos dentes. Nesse caso, o dente não vai nascer se não for feita a cirurgia no lábio. Isso pode envolver a cirurgia plástica, odontologia pediátrica, fonoaudiologia, nutrição. As crianças que nascem com o palato todo aberto, precisam de um acompanhamento nutricional. Muitas vão precisar aprender a falar, então a fonoaudiologia vai entrar também neste processo”, explica.
Como a especialidade é recente no Espírito Santo, a equipe passou a receber uma demanda reprimida de pessoas que precisaram realizar a cirurgia tardiamente porque não havia disponibilidade em território capixaba.
Agora, com o serviço disponível, até mesmo na unidade de saúde mais próxima é possível requerer o tratamento. Basta procurar pelo termo “cirurgia plástica pediátrica metropolitana no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória”.
Além disso, o hospital conta com ambulatórios de acolhimento de novos casos que funciona toda segunda-feira, das 8h às 17h.
FONTE: ES 360
Há 10 minutos
Marcelo Santos critica secretários do ES por suposto uso da máquina públicaHá 22 minutos
Prefeitura da Serra reforça combate ao assédio com palestra para servidoresHá 31 minutos
ES pode ganhar novo feriado; entenda propostaHá 37 minutos
Motorista tenta fugir de blitz, bate em viatura e é detido pela Guarda de VitóriaHá 42 minutos
Orçamento 2026: governador encerra ciclo anual de Audiências Públicas no município da Serra