Segunda, 16 de junho de 2025
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30/03/2023 às 08h40

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Redacao

Vila Velha / ES

'Mudança na regulação tarifária do Transcol foi de cima para baixo'
Fórum teme possibilidade de aumento da passagem com aprovação de projeto na Assembleia Legislativa
'Mudança na regulação tarifária do Transcol foi de cima para baixo'
Foto: Reprodução

A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 8/2023, que altera o modelo de regulação tarifária da concessão e permissão dos serviços de transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória, foi recebida com receio pelo Fórum de Mobilidade Urbana do Espírito Santo. O grupo se queixa da falta de diálogo com a sociedade civil para elaboração da proposta e teme possibilidade de aumento da passagem. A organização soube da iniciativa somente nessa terça-feira (28), quando a proposta foi aprovada.


De autoria do executivo, o PLC começou a tramitar em regime de urgência na sessão dessa segunda-feira (27). Atualmente, uma parte da tarifa do transporte público é paga pelas passagens e outra pelo subsídio do governo. A mudança está no subsídio governamental, que deixa de ser pago por passageiro e passa a ser por quilômetro.


A alteração, acredita a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Fórum, Clemilde Cortes, pode fazer com que, para compensar o fato de não mais receber o subsídio por passageiro, as empresas aumentem a passagem. Por outro lado, como o subsídio governamental passa a ser por quilômetro, a presidente da Central aponta a possibilidade de haver aumento da frota para elevar a quilometragem, acarretando na redução da quantidade de passageiros em cada ônibus.


Outra possibilidade, diz Clemilde, é a de que, com o aumento da frota, o transporte coletivo se faça mais presente em "locais não atendidos a contento". "A princípio, a proposta pode trazer esses benefícios, mas não descartamos a possibilidade de aumento da passagem. A gente anda tão sofrido, que quando vem algo que talvez possa beneficiar, é visto sem confiança, até porque a proposta não foi discutida com CGTRAN [Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória], no qual as centrais têm representação, foi feita de cima para baixo", critica.


O deputado estadual e relator do PLC, Tyago Hoffmann (PSB), defendeu que a proposta acarretará em uma economia de mais de R$ 50 milhões para os cofres públicos em 2024. A possibilidade de aumento da frota foi o argumento utilizado pelo presidente da Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Alexandre Xambinho (PSC), para defender o projeto, aprovado por unanimidade. 


"Esse projeto traz economia, mas faz uma correção muito importante para a população capixaba, em especial, da Grande Vitória. Tenho certeza que os deputados recebem demandas de extensão de linha de ônibus. Hoje é pago por passageiro e temos dificuldade de fazer. Com o subsídio sendo por quilômetro rodado temos mais facilidade de levar para as comunidades mais distantes", frisou.


João Coser (PT) pediu mais linhas para a região de São Pedro, em Vitória. Já Zé Preto (PL) cobrou a expansão do Transcol para toda a cidade de Guarapari, pois no momento, o sistema só vai até o Trevo de Setiba.


Camila Valadão (Psol) informou que fez requerimento de informação ao governo a respeito das reuniões do Conselho Gestor do Transcol. Segundo a parlamentar, o colegiado se reúne apenas para definir aumento de tarifa, quando, na opinião dela, deveria discutir mais as condições de todo o sistema de transporte público da Grande Vitória.

FONTE: Seculo Diario

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